Publicidade
Segunda-feira, 17 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 11/10/2019 às 13h09
Além dos Muros da Escola


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Louva-se o Diário de Jacareí, que expõe tendências e proporciona espaço a diversas correntes de pensamento. Na edição passada, por exemplo, uma profissional ligada a produtos didáticos dirigidos a unidades de ensino condenou o ensino em domicílio.

A especialista relaciona-o "entre as prioridades do atual governo". Preteriu os critérios científicos, em prol de comentário partidário raso e desconsiderou que o método provém de países muito mais desenvolvidos que o nosso e é praticado muito tempo antes do fortalecimento filosófico conservador nacional.

Para referida expert, outra fonte de crítica ao 'homeschooling' é a falta de lei que o regulamente. Despreza que o excesso de normatização mais trava que ajuda o País, como se os autodidatas e seus apoiadores devessem depender de prévia autorização governamental para buscar o aprimoramento pelo estudo. 

A veia autoritária a tolher qualquer espontaneidade e espírito crítico fora do 'blocked' governamental tenta se disfarçar em ladainhas distorcidas, como tachar de superproteção o interesse familiar em participar mais ativamente do desenvolvimento educacional de seus pupilos.

A socialização e o contato com a diversidade, alegados como grandes diferenciais, na verdade, não são atributos exclusivos da escola, tanto que parte considerável das etapas de ensino infantil é de ingresso facultativo, e os proveitos apontados podem ser sorvidos doutras fontes de convívio social, como clubes, igrejas, núcleos esportivos e cursos extracurriculares.

O argumento mais falacioso do artigo analisado foi o ganho de habilidades não cognitivas "para o mundo do trabalho", supostamente gerado pelas escolas. Se assim fosse, o Sistema S (SENAI, SEST, SESC, SESI) nem existiria, quando na realidade só cresce, para salvação laboriosa da juventude.

Ao fim, a articulista expõe seu pouco conhecimento sobre o tema, ao considerar de elevado custo estudar em casa. Redondamente enganada. Reunidos alunos com propósito comum, despesas fundamentais podem ser cotizadas, além de cortadas outras pessoais, estruturais e acessórias supérfluas.

O mais sábio e culto Chefe de Estado da História do Brasil, Dom Pedro II, foi fruto exclusivo do ensino domiciliar. E o mais aldrabão Presidente, defendido pelo poviléu e certos (des)educadores, nunca foi fã dos bancos escolares, também vale lembrar.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 MAI
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: