Publicidade
Segunda-feira, 17 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 19/01/2018 às 14h59
A febre da vacina contra a febre


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O presidente Ivan da Cruz Vermelha há muito tempo se preocupa com o surto de febre amarela que assola o cinturão verde da Capital e que aos poucos se aproxima de Jacareí.

O mesmo alerta foi lançado diversas vezes por cientistas, médicos e especialistas em endemias. Até mesmo esta coluna publicou um texto sobre o risco social da febre amarela.

Entretanto, nada disso foi capaz de despertar os governantes e a massa sobre a urgente necessidade de se vacinar as pessoas que se encontram em áreas de risco.

Precisou o principal canal de televisão insistir muito para que o público caísse na realidade, mediante um critério pouco científico, a comoção gerada pela mãe da jovem transplantada de fígado aconselhando a vacinação geral.

Oswaldo Cruz estaria exultante com tanta gente querendo tomar a injeção milagrosa que salvará do perigo iminente todas as vidas. Contudo, a versão moderna da Revolta da Vacina é inversa - com gente irada por não encontrar a dose na UBS.

A espera pela vacina nos postos de saúde parece a entrada do metrô em horário de pico. Para quem pensava que paulistano era imbatível na resistência em fila indiana, o jacareiense mais uma vez se mostrou à altura dos perseverantes.

Nossa cidade é praticamente toda inserida em área de risco, pois o Rio Paraíba e uma dezena de afluentes cortam Jacareí, além de o núcleo urbano conter bolsões de mata, o que aumenta o fluxo de pessoas à procura de prevenção da doença.
Na insuficiência da substância para todos os interessados, ao menos inicialmente, muita gente pagaria qualquer preço e tentou obter aplicação particular em clínicas, porém até lá os estoques estão vazios.

Se a maior parte dos usuários do SUS tivesse consciência da preponderante estatística de acidentes fatais no trânsito ou do risco muito maior de mortalidade por maus hábitos alimentares e uso de drogas, o país vivenciaria uma nova onda saudável, com mais cidadãos trocando o carro pela caminhada, a ilusão da droga pelo barato da meditação e o churrasco na laje pela saladinha na lanchonete da academia.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 MAI
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: