Publicidade
Segunda-feira, 17 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 29/07/2016 às 14h37
A Família Judiciária Afonsina


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Jacareí é uma comarca classificada como de entrância final na justiça comum estadual, o que significa ser uma cidade grande e de volumoso expediente. Tem nove varas (ou juízos) - duas criminais, três cíveis, duas de família, outra da fazenda pública e um juizado de pequenas causas.Nossos juízes de direito honram a toga que envergam e as tradições do judiciário paulista.

São profissionais estudiosos, honestos e dedicados. O bom trabalho que desempenham certamente seria ainda melhor com um apoio estrutural maior do governo estadual.

O ministério público conta com um profissional a menos. No total, temos oito promotores de justiça atuando em prol da sociedade afonsina. Tenho particular admiração pelos promotores criminais, mestres notáveis na tarefa de acusar e atilados jurisconsultos.

Embora mais recente em Jacareí, a Defensoria Pública já é orgulho para a cidade, pois seus impertérritos, intimoratos e mavórticos seis membros se notabilizaram pela atuação vanguardista, sempre empenhada em dar voz ao direito dos excluídos.

Neste comenos, Jacareí apresenta quinze procuradores municipais concursados. Cuida-se de uma grei promissora de juristas comprometidos ética e tecnicamente com a defesa do interesse público, que fazem valer cada centavo dispendido pelo contribuinte afonsino na folha salarial.

Os demais juristas contratados sem concurso público pelo poder municipal compõem um redil tão numeroso, que deixarei de tecer qualquer comentário a respeito, pois faltaria espaço neste nobre jornal. Talvez nem o espesso Estadão de domingo comportasse.

Quanto à representação privada, nossa urbe congrega 823 advogados. A cifra demonstra a sobranceira relevância afonsina no cenário jurídico bandeirante e nacional, pois nesse amplo mercado é possível encontrar profissionais de notória especialidade e expertise, que contribuem para o desenvolvimento local.

Lastimavelmente, as quizilas e destemperos corporativos entre as diferentes carreiras jurídicas são crebros e transformam em verdadeiros báratros muitas comarcas brasileiras. Felizmente, não é o caso de Jacareí, onde prepondera a convivência harmoniosa. Talvez resida aí um dos fatores para que nossa localidade tenha dado no goto de tantos juristas de escol, cidadãos que reconhecem a soberania das decisões judiciais como arrimo fundamental do estado democrático de direito e um marco inarredável de civilidade.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 MAI
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: