Publicidade
Quarta-feira, 12 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 21/06/2019 às 14h38
A Escada Eterna


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Nasce o dia em Jacareí. Vem à mente o Sermão do Nascimento da Virgem Maria, de padre Antônio Vieira, escrito em 1657: antecipado ao sol de Jesus, surge o arrebol materno de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Renovam-se esperanças de auspicioso porvir.

O murmúrio das primeiras preces surge aos pouquinhos pela Praça Anchieta. A mansidão cristã aproxima-se da Igreja Matriz em passos silenciosos, antes mesmo do desembarque dos pioneiros flanelinhas que dominam as imediações.

De segunda a sexta-feira, a liturgia matutina mescla missas de padre Cláudio e celebrações de diácono Petronilho. A alternância retrata os verdadeiros sustentáculos da Igreja Católica: o ministro e os fiéis, um sem prescindir do outro.

A eucaristia das sete não é para catecúmenos. São poucas pessoas dispostas a enfrentar o frio e o sono, mas a sensação que transmitem é de plena lotação de religiosidade pelos bancos de madeira da nave sagrada.

Como tesouro também histórico, a provecta Matriz segue em constante reforma. Assim como seu antecessor, o pároco atual cobra capricho em cada detalhe, dos altares laterais ao retábulo.

Notam-se mudanças. O interior está mais branco. A tonalidade empírea é ornada de debruns dourados nas molduras dos quadros dos apóstolos e nos entalhes dos púlpitos. 

Em completa harmonia, a nova decoração arremata-se em azul celestial. Acima do presbitério, augúrio do próspero destino patriótico reservado pela Divina Providência, remanesce o sempiterno brasão do Império do Brazil, restaurado com notável zelo pelo multitalentoso pantaneiro afonsino José Carlos Cruz.

Da voz inconfundível da diaconia transbordam retidão, sabedoria. Já a prédica do sacerdote é dotada de conselhos práticos e termos atuais. Não à toa, sua simplicidade conquistou admiradores na comunidade.

A meia hora da missa ou celebração passa rapidamente. A despedida da comunhão com Cristo é uma Ave Maria, rezada com emoção aos pés da imagem piedosa da padroeira.

Além do nártex, o sol nascente por detrás da casa que acolheu Dom Pedro I às vésperas do Grito da Independência banha os monólitos da secular escadaria, inconfundível cenário fotográfico de formaturas ginasiais e do Tiro de Guerra.

Começa mais um dia abençoado. Amém.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

12 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: