Publicidade
Quarta-feira, 03 de Março de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 26/04/2019 às 14h22
A construção da Estação Espacial Internacional


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Semana passada, esta coluna celebrou o Dia Internacional do Cosmonauta. Poderia se chamar Dia Mundial do Astronauta, mas foi adotada a nomenclatura comunista porque o primeiro homem a viajar fora do planeta era soviético.

Relembrou-se a expressão de encantamento proferida por Iuri Gagarin ao avistar da janelinha da espaçonave nosso azulado planeta. Mal sabia ele que o brilho terrestre é ainda mais fúlgido se visto do lado de fora do foguete, separado do olho humano apenas pela viseira do capacete do astronauta.

Quem assim relatou foi o engenheiro espacial Scott Kelly, que morou na Estação Espacial Internacional. Ele e seu irmão Mark foram os primeiros astronautas gêmeos da História. Sim, preclaro leitor, você leu certo, já tem gente morando no espaço, e já faz quase vinte anos!

A Estação Espacial é gerida por quinze países, onze deles chefiados por monarquias constitucionais parlamentaristas. Obviamente, ao contrário do privilegiado ranqueamento brasileiro desfrutado ao longo do Segundo Reinado (uma Monarquia nesses moldes), o retrocesso infligido pelo modelo republicano não permitiu ao Brasil pertencer no Século XXI a esse seleto rol de países cientificamente desenvolvidos.

Para efeito comparativo dos efeitos da gravidade zero sobre a saúde humana, Scott foi morar um ano no espaço, enquanto Mark permaneceu na Terra, com hábitos assemelhados. Passada a experiência, os cientistas agora buscam reparar os prejuízos ao organismo acarretados pela temporada sideral, o que gerará grandes avanços para a Medicina.

A Estação Espacial Internacional gravita na órbita terrestre, 350 km acima do solo, e dá 15 voltas diárias ao mundo. Para sua construção, foram necessárias cerca de 200 viagens espaciais para transporte dos componentes e montagem da estrutura.

Iniciada em 1998, a obra foi árdua. O cérebro humano experimenta dificuldade de concentração, como efeito da ausência de gravidade. Nesse cenário, tarefas absolutamente simples tornam-se quase impossíveis de cumprir e levam horas para serem finalizadas.

Ainda assim, a Estação começou a ser habitada em novembro do ano 2000, ou seja, foi mais ágil que a ampliação do Fórum de Jacareí. Atualmente, ela possui 74 metros de extensão e abriga seis corajosos moradores espaciais. 

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

03 MAR
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: