Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 12/10/2018 às 15h48
80 anos de Superman


RODRIGO ROMERO

Jerry Siegel (1914-1996) e Joe Shuster (1914-1992) se conheceram em Cleveland. Ficaram amigos e os fanzines de ficção científica 'O Guarda Avançado da Civilização Futura' começaram a ser publicados no ano de 1933.

Em sua terceira edição veio o conto 'O Reino de Superman', escrito por Siegel e ilustrado por Shuster. A trama era protagonizada por um ser humano possuidor de superpoderes por meio de uma rocha extraterrestre.

Em junho de 38, a dupla introduziu o Super Homem na primeira edição da revista Action Comics. A publicação marca a era de ouro das histórias em quadrinhos nos EUA. Estas 8 décadas serviram para aprimorar a parábola de Jesus Cristo: Deus envia o seu único filho à Terra e ele precisa lidar com os problemas do planeta para se virar.

Por isso inventa uma identidade falsa, a do repórter Clark Kent. Que engenhosidade é este personagem. Povoa as mentes dos aficionados por HQ por poder voar? Ou é o mistério envolto pela paixão platônica por Lois Lane que magnetiza seus fãs?

A pergunta-chave é: qual a razão de, até hoje, 2018, crianças, adolescentes, adultos ainda se encantarem por ele? Na horrível refilmagem de 2006, o artigo que dá o tão sonhado Pulitzer a Lane tem o título de 'Porque o mundo não precisa mais do Superman'.

Lembro que na época, neste espaço, logo após ver a obra, rebati com o texto 'Porque o mundo precisa do Superman'. Tenho um fascínio pela figura, posso confessar. Mas não tanto pelos quadrinhos, e sim pelos 4 longas-metragens rodados entre 1978 e 1987.

Se somar tudo, devo ter assistido ao quarteto umas 200 vezes, por baixo. No trailer do 1º filme, há só a imagem das nuvens e o céu, com a afirmação: você vai finalmente acreditar que o homem pode voar. O mês de dezembro de 2018 marcará os 40 anos de lançamento.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

28 FEV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: