Publicidade
Sábado, 24 de Julho de 2021 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 18/06/2021 às 15h10
2O anos de carreira


RODRIGO ROMERO

Tenho muito a celebrar neste 19 de junho. Há duas décadas sou jornalista. Em 2001 o 19 de junho caiu numa terça-feira e, à tarde, iniciei o batente no Diário de Jacareí, como estagiário. A sede ficava perto do Parque Brasil, com Ulisses Guedes (proprietário) e Eloísa Nascimento (editora-chefe). Neste meu debute recebi elogio dela, ao comentar o texto que escrevi sobre um campeonato de futebol amador que ocorria na cidade. "Até que você escreve bem" foi a frase fatal, que me pôs no mundo das palavras.

Não me lembro exatamente quando decidi cursar Jornalismo (Comunicação Social no 1º ano, Jornalismo nos 3 últimos) e nem sei o motivo que me impeliu a isto. Talvez a atração pelo jornal em si, o cheiro daquele papel impresso que o meu pai trazia todos os dias do trabalho, o hoje extinto Diário Popular. Familiarizei-me na seção de esportes e TV e, creio que desde meus 13, 14 anos, era o que eu lia. Política, economia e as notas internacionais passavam-me longe. A imagem que tinha do jornalista era de Christopher Reeve na pele de Clark Kent nos filmes do 'Superman' (1978-87), que não me cansava de ver e rever à exaustão, como um obcecado.

Ao longo dos 4 anos de universidade (a de Mogi das Cruzes - UMC), descobri que possuía espécie de cultura geral básica sobre alguns assuntos. Isto me ajudou a, por exemplo, ter referências sobre personalidades e acontecimentos. Meu gosto por Português e História no Ensino Médio também contribuiu. E, claro, aulas de Mário Sérgio de Moraes e Mauro Ventura na faculdade me abriram os olhos a uma série de campos. Porém, aprendi a escrever textos jornalísticos, sem dúvida, com Eloísa. Ensinou-me tudo sem me aconselhar ou conversar comigo, mas pelo exemplo.

Via-a batucando seus editoriais no Diário e, ao lê-los, abismava-me a sua coesão, ironia fina e a aglutinação de pensamentos que passava ao leitor. Fui assessor de imprensa da Prefeitura e há 13 anos estou na TV Câmara apresentando um programa de entrevistas que se aproxima das 5OO edições. Dou valor aos livros e aos meus mestres, especialmente à mestra Eloísa.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

24 JUL
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
Publicidade
Logos e Certificações: