A previsão de chuvas intensas para os próximos dias em todo o Estado de São Paulo levou a Defesa Civil de Jacareí a intensificar o monitoramento dos índices pluviométricos e das áreas de risco na cidade. De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, além de chuva forte generalizada, estão previstas rajadas de vento e queda de granizo.
De acordo com o diretor de Defesa Civil do munícipio, José Donizete Martins Toledo, a situação em Jacareí ‘está sob controle’. Ele explica que os índices pluviométricos são medidos diariamente e o acumulado dos últimos dias de chuvas está em média 24,4 milímetros. “O que é considerado tranquilo. A preocupação é quando a média de acumulado nos três dias passa dos 80 milímetros”, pontua.
Já em relação às áreas de risco, o diretor de Defesa Civil de Jacareí explica que estas exigem mais atenção por parte da equipe. “Essa chuva contínua encharca o solo, ocasionando riscos de deslizamentos. A boa notícia é que não registramos nenhuma ocorrência desse tipo, mas nossa equipe está sempre alerta”. O trabalho preventivo é realizado por uma equipe de cinco agentes e conta, também, com o apoio da Guarda Civil Municipal.
COMO PROCEDER
Em caso de rachaduras em paredes e muros, deslizamentos e alagamentos, e/ou quedas de árvores, a população pode acionar a Defesa Civil no plantão 199.