Publicidade
Terça-feira, 22 de Outubro de 2019 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 24/09/2012 às 17h20
O Chamado à ‘Arma’ Cívica
A redação / Diário de Jacareí

Ainda existe, nesta jovem democracia brasileira, uma busca pelo senso de ‘ação popular’. Uma busca pelo sentimento de participação, registrado com força e com mais intensidade em outros tempos – nas marchas de conservadores e progressistas, no calor das campanhas políticas e ideológicas – que se amornou com o trauma de nosso tortuoso caminho histórico. Chegamos ao começo deste século ainda com a sensação e com o empenho de reconstrução do tecido social democrático, comprovado pelas contínuas campanhas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chamando a população ao ‘voto consciente’.

A cidade de Jacareí fará sua contribuição à crônica da democracia na noite desta quinta-feira (27). O debate entre os candidatos a prefeito, que será transmitido para toda a região pela TV Band Vale, não é apenas uma chance de os candidatos apresentarem propostas para um público potencial raramente visto. O encontro pode representar um discreto chamado a Jacareí olhar novamente seus candidatos a prefeito e, finalmente, tomar parte no processo eleitoral.

O ceticismo do eleitor não cobre apenas um ou outro candidato, ou uma determinada eleição. O crescimento da abstenção, dos votos em branco e nulo, são o sintoma do descontentamento e do desgaste da instituição eleitoral. Esse desgaste pode ser atribuído a uma enciclopédia de fatores - culturais, decisões de grandes lideranças na homogeneização de plataformas para agradar vários setores da sociedade, a sequência de ‘escândalos’ e investigações que apresentam a classe política endemicamente como corrupta, que transformaram o trabalho de um político em um fim lucrativo na pirâmide dos super salários.

Todos os candidatos e seus ‘marqueteiros’ aprenderam, ao longo dos encontros já realizados em Jacareí, o peso negativo de ataques e da disputa de egos. A repercussão dos ataques, registrada pelo Diário de Jacareí, demonstrou que esse tipo de ‘mundo cão político’ só agrada aos setores mais desprendidos do verdadeiro sentido da política, que tomam o destino de uma cidade como uma disputa de torcidas organizadas.

E, com um pouco de inteligência e senso de oportunidade, os ‘marqueteiros’ e mediadores farão – não apenas por Jacareí, mas para todos os encontros a serem promovidos pela televisão – um evento que servirá como um chamado da população à ‘arma’ cívica do voto. Um voto que não será encarado como fardo, mas como dever abraçado de corpo e alma na verdadeira noção de democracia, que é a do governo da maioria.

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 OUT
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: