Publicidade
Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 08/06/2019 às 09h25
O catalizador ambiental
A Redação / Diário de Jacareí

Quem se lembra de ‘Química’ do ginasial sabe o que é um “catalizador”. Trata-se daquela substância sem a qual duas outras não se combinariam para formar uma terceira.

Em literatura, usa-se o substantivo catalizador como adjetivo para designar certas pessoas. Como aquela cuja presença serve para atrair e adequar forças para que duas outras unifiquem opiniões, sentimentos, ou até formem uma família. Tanto na química quanto na literatura, o catalizador só age até ser consolidada a união que, sem ele, não aconteceria. Depois, isola-se: sai, continuando a mesma substância que sempre foi.

Em assuntos de meio ambiente, em Jacareí, existiu um catalizador de peso que cumpriu essa missão e partiu: Francisco de Moura, ambientalista e “professor por mérito” que uniu à realidade ambiental muitos seres indiferentes a assuntos dessa área.

Isso ficou evidente na abertura da Semana Ecológica pela secretaria municipal de meio ambiente, quarta-feira, no “Viveiro Municipal Seu Moura”. Sentiu-se que foi completada uma tríplice homenagem ao pioneiro jacareiense: denominação do viveiro, da Fatec e a participação simbólica dele nos eventos da semana representado pelo filho Roberto ali presente. Todos foram pródigos em citá-lo durante as falas.

Para a cidade de Jacareí ficou o conjunto da obra. Nas palestras foram anunciadas várias melhorias ambientais já em andamento, para alavancar nossa melhora na qualidade de vida em curto prazo. Dentre elas, é válido citar o aumento da importância da secretaria, que agora também passará a emitir vários tipos de licenças ambientais, inclusive “habite-se” de imóveis, que antes só eram fornecidas após demorada tramitação na estadual Cetesb; Também anunciou-se a ampliação do número e a revitalização da maioria das nossas 147 praças públicas. Ruas, orla do Rio Paraíba, serão embelezados com paisagismo; praças serão adotadas e, no Santa Marina, haverá outro parque linear. Descanse em paz, Seu Moura.

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 NOV
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: