Publicidade
Quinta-feira, 22 de Abril de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 14/10/2016 às 12h08
Lições de inesquecíveis professores


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Hoje é uma data especial. Comemora-se o Dia dos Professores. Tenho essa profissão no sangue. Meus pais foram professores. Minha irmã é professora. Tive a honra de lecionar por sete anos ciência jurídica em faculdades e cursos de pós-graduação.

O magistério é mais que uma profissão, talvez um sacerdócio. Não se leciona prioritariamente por salário, mas pela missão. O verdadeiro professor sabe que sua tarefa contribui para o aperfeiçoamento da sociedade que será construída pelas futuras gerações.

Ser professor é uma atividade de imensa responsabilidade. Preparar a matéria de cada aula é complicado, pois o conteúdo programático a ser integralmente ministrado deve caber num calendário letivo progressivamente mais abreviado por feriados. A correção de provas é outra fonte de preocupação, já que é muito delicado julgar o desempenho das pessoas.

O professor autêntico conhece o nome, o perfil, as dificuldades e as necessidades de cada aluno com quem convive. E são centenas! Professor de verdade jamais abandona sua classe no meio do ano por motivo pessoal. Não tem doença ou tempo frio, porque há discípulos que o aguardam, sedentos por aprendizado. Desconheço outra profissão que exija tanta entrega.

Tem professor que ensina lições estranhas, que o pupilo só entenderá a razão muitos anos mais tarde. Tive um mestre de gramática que recomendava nunca ver novela nem mascar chiclete, hábitos que considerava imbecilizantes. Segui à regra o mandamento e confesso, com certa estranheza, que não me arrependi.

A maior lição que um professor pode oferecer não está na sala de aula. Conheço grandes mestres que nunca lecionaram. O desenhista Maurício de Souza é um exemplo - há mais de meio século auxilia na alfabetização infantil com histórias inspiradoras de defesa do meio ambiente, valorização da arte de brincar, inclusão de deficientes, resgate do folclore nacional e respeito às diferenças.

O papel do professor não é ser chefe ou amigo, mas orientador. É o embaixador que nos apresenta ao país da sabedoria e nos estimula a conhecê-lo com autonomia. A grande recompensa dele é poder receber o reconhecimento e a homenagem de seus epígonos. Portanto, parabéns! Muito obrigado.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 ABR
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: