Segunda, 30 Junho 2025

Detran-SP abre o calendário oficial do licenciamento 2025

Editorialveículos

Detran-SP abre o calendário oficial do licenciamento 2025

Pagamento tem início em julho com as placas de final 1 e 2, segue em agosto com placas de final 3 e 4 e assim sucessivamente. 

Ao todo, 21 milhões de veículos devem ser licenciados em todo o estado de São Paulo. Foto- Divulgação/Detran-SP

Começa a valer na terça-feira, 1º de julho, o calendário oficial do licenciamento de 2025. Veículos com placas de final 1 e 2 ainda não licenciados devem ter o débito quitado até o final do mês. Em agosto, será a vez dos veículos de placa com final 3 e 4, e assim sucessivamente (confira o calendário nesta página).

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

Muitos já se anteciparam neste ano. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), 8,5 milhões registrados no Estado de São Paulo tiveram seu licenciamento feito até o final de maio, antes do início do calendário oficial.

Ao todo, cerca de 21 milhões de motos, automóveis, camionetas e outros devem ser licenciados ao longo de 2025. A taxa deste ano é de R$ 167,74. Para licenciar um veículo registrado em São Paulo, é preciso, antes, quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e eventuais multas de trânsito.

RECOLHIMENTO DO VEÍCULO
O licenciamento é obrigatório e seu não cumprimento pode levar ao recolhimento do veículo, que, uma vez abordado, será retirado das ruas e enviado a um pátio credenciado. Caso isso ocorra, a liberação pode ser feita de maneira imediata, em poucos minutos, a partir da Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), novo serviço online disponível no site oficial do Detran-SP.

Com o LIVE, o cidadão solicita a liberação assim que o veículo chega ao pátio, tendo no celular o ofício de liberação digital, expedido pelo Detran-SP, mediante o pagamento das pendências.

SERVIÇO
Calendário do licenciamento
2025 no estado de São Paulo

- Julho: placas com finais 1 e 2
- Agosto: placas com finais 3 e 4
- Setembro: placas com finais 5 e 6
- Outubro: placas com finais 7 e 8
- Novembro: placas com final 9
- Dezembro: placas com final 0

Calendário para caminhões
e caminhões-tratores em SP

- Placas com finais 1 e 2: setembro
- Placas com finais 3, 4 e 5: outubro
- Placas com finais 6, 7 e 8: novembro
- Placas com finais 9 e 0: dezembro 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 01 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection