Publicidade
Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 30/08/2019 às 14h28
Sem sal


RODRIGO ROMERO

O ex-Casseta & Planeta Cláudio Manoel fez correto trabalho com 'Simonal: Ninguém Sabe o Duro que Dei' (2009), documentário que finalmente esclareceu a não-colaboração do cantor com o governo dos militares nos anos 1970, boato que sugou o intérprete de 'Meu Limão, Meu Limoeiro' ao ostracismo e o ralo do desprezo, ajudado por grupos de esquerda que infeccionaram os bastidores de programas para obrigá-los a jamais chamar Simonal a apresentações.

Agora em 2019 Manoel se juntou a Alê Braga e Álvaro Campos e montou outro longa: 'Tá Rindo de Quê?'. O trio explora e tentar iluminar o humor na época do regime militar (1964-85).

Censuras, humilhações, coerções, frustrações e prisões compõem o cenário que serve de base aos depoimentos dos artistas como Bruno e Alcione Mazzeo (filho e mãe), Ary Toledo, Carlos Alberto de Nóbrega e Evandro Mesquita.

Porém, a tinta passada pelo roteiro, e em conjunto os diretores, é fraquíssima. De maneira superficial, passam pano úmido numa história onde a sujeira deve ser lavada com caminhões-pipa.

Todo mundo sabe: havia censura, os censores eram em sua maioria incultos, os comediantes escreviam uns 30% a mais de blockeds com o objetivo de passar o que desejassem...

'Tá Rindo de Quê?' funciona de forma precária até o seu terço final. Aí simplesmente abandona o tema e passa a homenagear a trupe que penou na repressão. 'Não ser de esquerda naquele tempo era o fim.

E eu senti isso na pele, porque não estava nem aí e via os colegas me condenando por apenas não apoiar passeatas, brigas, confronto', diz Nóbrega no filme. De conteúdo raso, o resultado é decepcionante, infeliz.

Bem melhor são entrevistas de Chico Anysio em programas como 'Roda Viva', por exemplo. No Youtube tem tudo isso. 'Eu me cansei de ir a Brasília. Apresentava o show a censores. Eles ficavam sentados, de braços cruzados, sem esboçar sorrisos. Precisava fazer isso, senão Chico City não ia ao ar. Falava o texto para que os censores percebessem de que forma as palavras seriam ditas', diz Anysio num dos programas.

'Tá Rindo de Quê?': duração - 95 minutos; Cotação:ruim.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 OUT
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: