Publicidade
Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 15/07/2016 às 16h04
PSDB e aliados abrem agenda de convenções partidárias em Jacareí


ANGELO DE PAULA ANANIAS

CONVENÇÕES
A partir da próxima quarta-feira (20) e até o dia 5 de agosto, os partidos estão autorizados a promoverem as convenções para escolherem os candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e a vereador. O primeiro turno da eleição municipal será no dia 2 de outubro. O segundo turno ocorre apenas nos municípios com 200 mil eleitores ou mais, o que não é o caso de Jacareí.

DIREITOS
A partir de 5 de agosto, candidatos, partidos e coligações poderão pedir direito de resposta a órgãos de imprensa por contestarem afirmações e imagens que considerem caluniosas. A partir do dia 6, emissoras de rádio e de televisão, por serem concessões públicas, estão proibidas de veicular opinião favorável ou contrária a candidatos e partidos políticos. As tevês também não podem dar tratamento privilegiado a candidatos de forma dissimulada em novelas ou filmes.

PROPAGANDA
O prazo para registro de candidatura nos tribunais regionais eleitorais termina no dia 15 de agosto, às 19h. No dia seguinte, a propaganda passa a ser permitida na internet e nas ruas. De acordo com a lei eleitoral, os candidatos podem participar de carreatas, distribuir panfletos e usar carros de som de 8h às 22h. Também estarão permitidos comícios das 8h às 24h.  A propaganda eleitoral no rádio e na televisão está prevista para começar no dia 26 de agosto. A reforma eleitoral aprovada no ano passado reduziu de 90 para 45 dias o período de campanha.

LEGISLAÇÃO
Nestas eleições serão aplicadas as mudanças estabelecidas pela Reforma Eleitoral (Lei 13.165/2015), aprovada no ano passado pelo Congresso. Com a nova norma, houve mudanças nos prazos, como aumento do período para apresentação dos registros de candidaturas, diminuição na duração da propaganda no rádio e na televisão e a proibição de doações de empresas privadas para as campanhas políticas. A partir de agora, os partidos deverão se manter por meio de doações de pessoas físicas e de recursos do Fundo Partidário.

JACAREÍ
Em Jacareí, a agenda será aberta pelos partidos no dia 22 (sexta-feira) com as convenções do PSDB, PSC e PV, no Clube da Saudade, e do PSDC, mesmo dia e hora, mas nas dependências da imobiliária de Carlos Amagai, presidente do partido. O PR reservou a data do dia 23 de julho para sua convenção na Câmara Municipal e o PSB organiza seu evento no dia seguinte (24), também na sede do Legislativo. O Diário de Jacareí publica hoje os editais das convenções do PSD/PT e seus aliados, confirmada para o dia 29 (sexta-feira), no Clube da Saudade, e do DEM de Haka e aliados, que ocorrerá no dia 30 (sábado), no Ponte Preta.

VAI FECHAR
O supermercado Extra, da Avenida Pensilvânia, no Jardim Flórida (região oeste), já está liquidando o estoque desde os primeiros dias deste mês. O açougue e o setor de frios já estão desabastecidos. A loja deve encerrar atividades no final de julho. Se for cumprido o prometido, os funcionários serão absorvidos por uma unidade de São José dos Campos e não perderão o emprego.

DISTÂNCIA
Fica só o desconforto da distância em relação ao local de trabalho para os que moram em Jacareí. Menos mal nessa parte. Fica também a preocupação de que o ramo de alimentos, que deveria ser o último atingido pela crise, já está sendo atingido. Lembrando que há cerca de um mês o Villarreal fechou suas portas em Jacareí e demitiu 98, com promessa do grupo que controla a rede de que com a construção de um atacadista boa parte do efetivo poderá ser reaproveitado.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: