Publicidade
Segunda-feira, 17 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 21/10/2016 às 10h57
O Toureiro e a Rosa


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Árdua é a tarefa de julgar. Magistrados são seres humanos dotados de poderes que só deveriam ser divinos, diz a voz do povo com toda a razão. Como promotor puxa sardinha para o seu lado, acredito que acusar seja pior ainda. Acusação é um julgamento envenenado pela negatividade do tempero da censura e amarga a vida. É preciso às vezes fazê-lo, mas só um sádico sentiria prazer.

Investigações necessárias, eventuais questionamentos judiciais e divergências administrativas são decorrência natural de uma presença multifacetada do poder público na esfera da cidadania, e não traduzem rivalidade, perseguições recíprocas ou rancor entre fiscal e fiscalizado. A relação institucional é muito madura, como até recentemente frisou nosso prefeito na honrosa visita do Corregedor-Geral da Justiça a Jacareí.

Cultivar amizade e respeito independe de facção política. Admiro gente competente na dinastia do proletariado e na renovação burguesa. E há muitos, cá e acolá. Despede-se o atual governo com significativo legado para o desenvolvimento de Jacareí e deposita-se esperança de que o próximo traga ainda mais avanço.

O em breve sucedido fortaleceu setores públicos e estruturas de atendimento urbano. A municipalidade está pronta para rimar com crescimento da cidade. Dificuldades orçamentárias surgiram com a crise federal e o sucessor enfrentará tormentoso período de vacas macérrimas (com empenhada contribuição parlamentar), pelo menos nos dois primeiros anos e, por isso, é justo um púcaro de paciência na primeira metade da gestão.

De nove próximos secretários já divulgados, quatro são mulheres. Regozijam-se trepidantes os ginecocratúmenos afonsinos. Quase a metade do quadro. Eis uma verdadeira representação da estatística de gênero. As amazonas tomarão as rédeas de áreas socialmente sensíveis - meio ambiente, educação, assistência social e planejamento.

O Executivo segue a senda apontada pelo eleitor legislativo e também arranja seu oloroso buquê com lacinhos de torçal e as mais variadas flores. Com a rosa entre os dentes e traje de luzes, nosso futuro morubixaba rojou maestria política e doutoramento em atualização jurídica. Após editar a súmula vinculante 13, o STF modulou-a desvinculando o nepotismo de secretários e ministros. Logo, a esposa do vice pode ser secretária.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 MAI
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: