Publicidade
Domingo, 13 de Junho de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 16/02/2018 às 15h15
O Indissolúvel Mistério do Biscoito


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Embora irmanados do amor por Jacareí, há uma pequena diferença entre o jacareiense nato e o naturalizado. O cidadão nascido fora da sesmaria de Antônio Afonso, mas que a escolheu de coração para viver sua longeva existência, enfrenta a situação corriqueira de ser questionado pelas gerações mais antigas a respeito da existência do célebre Biscoito de Jacareí.

Enquanto o jacareiense, seja nato ou naturalizado, ressalta com erudição a grafia original 'Biscouto', o forasteiro pouco se importa com as vogais e estala os lábios desejosos do doce outrora à venda pela janela do trem parado na estação e que marcou sua infância.

Pena que o jacareiense ordinariamente só se importe com o popular bolinho caipira e a queimação estomacal que vem de brinde. Deveria ter o sentimento afonsino aflorado também para a relevância da lata azul com jacaré impresso, na vida privada paulista da primeira metade do Século XX. É o maior marco da cultura culinária local, como o 'crème brûlée' está para os franceses.

Essa consciência é testada justamente nas visitas episódicas do jacareiense naturalizado à sua aldeia de origem. Alhures e algures, nosso generoso munícipe invariavelmente escolhe algum velhinho favorito para ganhar a latona em sua versão moderna (mais alva e com o réptil bem estilizado), aquela que promete ser a detentora legítima da receita do verdadeiro e único Biscoito de Jacareí.

Malgrado as acanhadas ressalvas do visitante acerca de suas questionáveis sensaboria e originalidade, o ancião abre a lata na frente do apóstata afonsino, como de bom tom entre presenteados, amolece no café com leite a solidez da iguaria branca e, com os olhos marejados pela evocação das primícias, anuncia quão gratificante foi para a alma e o paladar acabar de matar saudade daquele que é, de fato, o permanente e insubstituível Biscoito de Jacareí!

O jacareiense naturalizado regressa e relata a todos a satisfação de ter confirmado que o biscoito atual continua a ser fielmente o Biscouto de Jacareí. Conhecedor profundo, o jacareiense nato desconfia e desfaz as ilusões viajadas, pois o idoso visitado pode simplesmente ter dito aquilo para agradar. Será?

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

13 JUN
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: