Hoje é uma data especial. Comemora-se o Dia dos Professores. Tenho essa profissão no sangue. Meus pais foram professores. Minha irmã é professora. Tive a honra de lecionar por sete anos ciência jurídica em faculdades e cursos de pós-graduação.
O magistério é mais que uma profissão, talvez um sacerdócio. Não se leciona prioritariamente por salário, mas pela missão. O verdadeiro professor sabe que sua tarefa contribui para o aperfeiçoamento da sociedade que será construída pelas futuras gerações.
Ser professor é uma atividade de imensa responsabilidade. Preparar a matéria de cada aula é complicado, pois o conteúdo programático a ser integralmente ministrado deve caber num calendário letivo progressivamente mais abreviado por feriados. A correção de provas é outra fonte de preocupação, já que é muito delicado julgar o desempenho das pessoas.
O professor autêntico conhece o nome, o perfil, as dificuldades e as necessidades de cada aluno com quem convive. E são centenas! Professor de verdade jamais abandona sua classe no meio do ano por motivo pessoal. Não tem doença ou tempo frio, porque há discípulos que o aguardam, sedentos por aprendizado. Desconheço outra profissão que exija tanta entrega.
Tem professor que ensina lições estranhas, que o pupilo só entenderá a razão muitos anos mais tarde. Tive um mestre de gramática que recomendava nunca ver novela nem mascar chiclete, hábitos que considerava imbecilizantes. Segui à regra o mandamento e confesso, com certa estranheza, que não me arrependi.
A maior lição que um professor pode oferecer não está na sala de aula. Conheço grandes mestres que nunca lecionaram. O desenhista Maurício de Souza é um exemplo - há mais de meio século auxilia na alfabetização infantil com histórias inspiradoras de defesa do meio ambiente, valorização da arte de brincar, inclusão de deficientes, resgate do folclore nacional e respeito às diferenças.
O papel do professor não é ser chefe ou amigo, mas orientador. É o embaixador que nos apresenta ao país da sabedoria e nos estimula a conhecê-lo com autonomia. A grande recompensa dele é poder receber o reconhecimento e a homenagem de seus epígonos. Portanto, parabéns! Muito obrigado.