Sábado, 15 de Dezembro de 2018 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 05/10/2018 às 14h57
Jacareí na Eleição


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

A polarização política entre conservadores e progressistas é fenômeno perceptível na sociedade brasileira. Embora muitas pessoas lamentem e vislumbrem uma nação ideologicamente dividida, o fato é de positivo amadurecimento político. 

O pluripartidarismo tupiniquim desvirtuou-se em legendas de aluguel, cuja missão era apenas a vazia personificação de seus próprios líderes, inadequado critério para o sistema representativo de eleição parlamentar.

Já faz pelo menos quatro eleições em que seria dispensável segundo turno para Presidente da República. O tira-teima eleitoral tem elevado custo aos cofres públicos. O cenário ficou ainda mais evidente agora com as turmas do Ele Sim e do Ele Não. 

No presente pleito, o segundo turno parece adequado apenas na escolha do Governador paulista, pois três candidatos surgem nas (pouco confiáveis) pesquisas com palpável oportunidade de vitória. Parece ameaçada a hegemonia que vigora desde 1982, ano da redemocratização. Desde então, o cauteloso eleitorado paulista só reelegeu herdeiros do antigo MDB.

Para o cidadão, complicada mesmo é a eleição para Senador. Se já seria difícil garimpar um nome competente, honesto e comprometido com o desenvolvimento do Brasil, a tarefa de arrumar um segundo é praticamente impossível. A representação por Estado deveria ser unitária, não tripla.

Proliferam os jacareienses postulantes a Deputado Federal e Estadual. Candidatos nanicos, sem chance alguma. Nem se dão ao trabalho de montar plataforma. O discurso morre no chavão 'trabalharei por Jacareí e região'. O odor é de candidaturas caça-níqueis, aquelas remuneradas por voto amealhado para a legenda e seus coronéis. Lamentável!

Voltando à corrida presidencial, até mesmo a imprensa se deixou levar pela onda das paixões políticas. A miragem do jornalismo imparcial desapareceu de vez. Enquanto uma rádio de alcance nacional e pan-americano adotou evidentemente um lado do discurso, um grupo de jornal, internet e pesquisa eleitoral virou a folha e está evidentemente com a maré vermelha.

É nesta hora que sobressai a tradição do Diário de Jacareí, que ainda pratica o bom e velho hábito de procurar informar o leitor, sem laivos proselitistas. O citadino tem sua opinião, não busca ser convencido a votar num ou noutro. Busca dados e quer notícia, simplesmente.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
  • 48.2%
  • 42.1%
  • 9.7%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: