Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 29/06/2018 às 15h07
DJ 50: Pimentel e os ‘anos de chumbo’


BENEDITO VELOSO

Marcou passagem, nos 50 anos do Diário de Jacareí, o gráfico José Aristides Alves Pimentel, mineiro de São João Nepomuceno. Ele viera de gráficas no estilo que perdurou até a virada do século e aposentou-se junto com as linotipos, máquinas que representam essa 'época de ouro', melhor dizendo, 'época de chumbo' do ramo gráfico.

A linotipo compõe-se de um teclado no qual o operador digita um texto. Disso sai, no ato, uma linha ("lino") feita de uma liga de chumbo e estanho com a escrita em alto relevo ("tipos"). Fica uma espécie de carimbo. Essas linhas juntadas umas às outras resultam na matriz das páginas de um jornal. Eram poucos os gráficos linotipistas; Pimentel, um deles.

Sua carreira começou em 1965, no jornal 'A Gazeta', da Capital. Em 1968 ele foi para a Folha, onde trabalhou até 1974, quando os jornais começaram a ser informatizados. Então, Pimentel percebeu que nas cidades do interior a computação gráfica levaria mais tempo para chegar, por isto foi procurar trabalho em outros municípios. Lembrou-se de que, certa vez, ao passar por Jacareí viu o Diário numa banca. Assim, resolveu procurar trabalho neste jornal. 

Era uma sexta-feira, 13 de julho de 1974, em que deu tudo certo. Ele foi atendido pelo então proprietário, Ulisses Guedes, que precisava exatamente de um linotipista. Na segunda-feira seguinte, Pimentel já fazia parte da equipe e, logo depois, passou a chefiar a oficina.

Em 1982, ele completava o tempo para aposentadoria, mas optou por trabalhar mais um pouco. Permaneceu no DJ até 1996, quando o jornal passou a ser feito eletronicamente. Dos textos que digitou, o da chacina do Campo Grande e o da rebelião da cadeia, na qual foi morto o advogado Franz de Castro, foram os que mais o impressionaram, conta esse Filho Brilhante que tem muito o que dizer de gráficas.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 SET
Publicidade
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: