Publicidade
Quinta-feira, 13 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 10/02/2017 às 09h45
De Regime Orçamentário


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Dificilmente algum megárico preveria que uma breve travessa proporcionasse charla para três crônicas. Mistérios da Rua Lucinda Pires, cuja trilogia despertou um tsunami de novos leitores famintos e sedentos de mais detalhes. Gordo Anselmo, por exemplo, só lenteja os gorgomilos com sua tradicional caipirinha domingueira de kiwi, com pinga de Santa Branca e açúcar mascavo, se entressachada com os motejos regionais desta pudibunda coluna.

Noutro dia, o advogado e master chef, Ian Max, precipitou o retouçar dos clientes tardios, desatou a gravata, fechou o restaurante mais cedo e fez um city walk com 'O Quinto Poder' às mãos como guia turístico para conferir de perto a veracidade de cada aspecto de Dona Lucinda realçado por este plumitivo subscritor.

Ouso afirmar que referido logradouro seria tema de pelo menos mais dois textos de 350 palavras cada. Não falei ainda da simpática ótica no meio do quarteirão, sinal inequívoco de que preciso usar óculos. Assim como deixei de mencionar a pequena lanchonete e sua perseverante esfirra, de quem até fiquei amigo após cumprimentá-la sucessivamente pelo vidro, durante o mês inteiro em que por ali adejei. Aquele lado da calçada termina nas janelas históricas do arquivo do Procon, atualmente capitaneado por Doutor Vitor, ex-cobrador, sósia afonsino do célebre cirurgião plástico Doctor Rey, só que uma versão bem mais viril.

Com a reforma administrativa, os departamentos acéfalos e êxanimes no início da gestão da renovação burguesa ganharam timoneiros de confiança. Foi-se o tempo do excesso de aspones e estafermos da dinastia do proletariado, que governou a cidade com mãos de ferro e EPI auricular. O Trem da Alegria virou sucata e foi substituído pela moderna e enxuta Van dos Felizardos, tão numerosa quanto a torcida da Lusa do Canindé. Agora está explicado: o burgomestre mantém a elegância graças a um rigoroso regime orçamentário.

As milhares de estalecas afonsinas que serão economizadas anualmente também minguarão no banquete dos 'gourmands' da LIC, que definitivamente terão de entrar na linha, exercitar mais a imaginação e afinar a cinturinha. Doravante, o incentivo será em forma de acepipes, não mais pensão completa em resort 'all included'.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

13 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: