Publicidade
Sábado, 27 de Fevereiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 22/01/2021 às 16h35
Como namorar não sei pego meu pé vou-me embora


BENEDITO VELOSO

'Sinuoso e profundo em seu permanente murmúrio o rio dos jacarés protegia a cidade calado. ' Seguir a leitura de imediato depois de uma introdução assim é automático. E ambos, escritor e leitor, prosseguem:

'Ensolarantes, hoje reais no imaginário, os gigantescos animais eram, todavia, tão mansos que as mães ribeirinhas desciam com as crianças à margem para matutinarem com eles ao sol. 

Leia de novo, sem pressa, para entender bem! Depois fique à vontade para soltar um 'Oh!' de admiração, principalmente por saber que o autor não é um medalhão clássicos da literatura e sim Joaquim Simões, um dos 35 escritores do livro 'Jacareí - Crônicas da cidade' que acaba de vir a público.

Simões é tão músico como escritor, daí o andamento ritmado que você percebe na sequência das palavras. Ele trabalhou no Jornal Agrícola e na TV Paranaense, nos jornais Correio de Notícias e Gazeta do Povo, todos da capital paranaense. 

'(...) entretanto, um ônibus troteador da Pássaro Marrom desembarcou-me agricolino onde hoje chamamos rodoviária velha', prossegue ele para dizer que viera para estudar na antiga Escola Agrícola de Jacareí.

Autodidata, Simões sempre foi leitor voraz dos grandes autores brasileiros, e confessa que seu grande desejo é também escrever do jeito deles. Autor de seis livros do gênero, seus trabalhos destacam-se pela originalidade com que são escritos e pelo cuidado na construção geral. 

 Com certeza, o instante em que você descobre a escrita de Joaquim Simões pode ser narrado parafraseando o momento em que ele foi descoberto ao chegar na escola agrícola pela primeira vez. Então, cabeludo, barba há meses por fazer, mochila 'estradeira' nas costas... você admirado lhe dirá 'pode entrar no rol dos meus autores preferidos, oh profeta! 

Depois do forte abraço de praxe você estará 'inaugurado' na lista de seus leitores, e ouvirá dele: 'Como namorar não sei, pego meu pé vou-me embora'.

Comentários (1)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Paul Constantinides   1 mês atrás
Veloso! Primoroso é o nosso querido Simões, tanto quanto, primorosa é vossa crônica. Parabéns!
27 FEV
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: