Publicidade
Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 13/11/2020 às 15h17
Capital terá seções eleitorais com testes de votação online


ANGELO DE PAULA ANANIAS

ELEIÇÕES DO FUTURO
Neste domingo (15), data do primeiro turno das eleições, 12 empresas realizarão na capital paulista demonstrações de propostas de votação online. As demonstrações contarão com a participação de eleitores, que votarão em candidatos fictícios. As ações, que serão monitoradas pela Justiça Eleitoral, serão executadas por empresas inscritas no projeto Eleições do Futuro, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

ESTUDOS
O projeto tem como objetivo realizar estudos e avaliar propostas para implementação de inovações no sistema de votação. A intenção da Justiça Eleitoral é verificar se há tecnologias mais novas e baratas para o sistema eletrônico de votação que não comprometam a segurança do processo.

REQUISITOS
As propostas de inovação dos inscritos devem preencher três requisitos: segurança da votação, proteção ao sigilo do voto e eficiência. Após a eleição, o TSE vai definir se adotará ou não alguma inovação tecnológica no sistema de votação.  O projeto, lançado em setembro, é uma oportunidade para a Justiça Eleitoral conhecer o que as empresas têm a oferecer em conhecimento e tecnologia.

CALENDÁRIO
Sempre é bom lembrar. Por causa da pandemia de Covid-19, o calendário eleitoral foi alterado por uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso. O primeiro turno foi marcado para este dia 15. Nos municípios que possuem mais de 200 mil eleitores, e que levarem a disputa às prefeituras para o segundo turno (que não é o caso de Jacareí), o pleito será em 29 de novembro. A data da posse dos eleitos continua a mesma, 1º de janeiro.

SAIU DA PAUTA 
A Câmara Municipal realizou na quarta-feira (11) sua última sessão, antes das eleições deste domingo (15), tendo na pauta o projeto que buscava regulamentar o trabalho voluntário em órgãos públicos municipais, de autoria da vereadora Márcia Santos (PL). A vereadora optou por retirar o projeto da pauta, sem prazo para retorno.

COMO FUNCIONA
O serviço voluntário é regulamentado pela Lei Federal 9.608/1998. Na Lei, ele é definido como sendo a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos. O projeto da vereadora procura, de acordo com a autora, suprir uma lacuna em Jacareí, pois a prestação desse tipo de serviço em órgãos públicos municipais ainda carece de uma legislação específica.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

27 JAN
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: