Publicidade
Segunda-feira, 18 de Junho de 2018 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 01/06/2018 às 16h42
Aos mestres com carinho


BENEDITO VELOSO

Em uma galeria de "filhos brilhantes" não podem faltar mestres do passado. Professores deixam marcas profundas na lembrança de seus discípulos pela capacidade diferenciada de ensinar e de agir com palavras ou gestos de conduta. Conheci um professor de cursinho que entrava na sala de aula, espalmava a lousa e dizia em tom vibrante: "meus amigos e colegas acadêmicos, o que vamos ver hoje, nesta lousa, jamais será esquecido" e ministrava a aula com ênfase nas palavras principais. Convencia os alunos de que já estavam no mesmo nível acadêmico do professor e que a matéria jamais seria esquecida, principalmente nas provas. E assim acontecia.

Em Jacareí, tivemos muitos professores assim, que traziam os alunos para perto de si. Dentre os mais lembrados, um deles foi o professor José Simplício, que na sala de aula se misturava aos alunos, com linguagem acessível e postura de igualdade, sem nunca perder a liderança. Ele cativava para ensinar.

Outro, o professor Mário Moraes. Como diretor, revolucionou o ensino básico na cidade, com sua postura de administrador e lealdade que encantavam professores e alunos sob sua direção. Ele praticou no Grupo Escolar Carlos Porto o ensino considerado padrão para as demais escolas. Foi levado para o Lamartine Delamare (preventório) para reorganizar a escola que estava em pedaços. Outro diretor, Hugo Del Mônaco, resolvia as dificuldades com seus comandados pela fala mansa, firmeza, autoridade e capacidade de resolução. Assim como ele, o professor Décio Moreira e outros da época, sem esquecer Philomena Pinheiro, que sem ser diretora granjeava a estima e confiança dos seus alunos, com seu modo interativo.

Todos marcaram seu tempo com gestos de autenticidade e grandeza, deixaram-nos, além dos princípios de liderança a ideia de que não basta fazer, é preciso ser, representar o que deseja ensinar.
(Texto de Geraldo José da Silva)

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 JUN
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Logos e Certificações: