Publicidade
Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 15/01/2021 às 16h00
Estado confirma mudanças no Plano SP; Vale do Paraíba volta para fase laranja
A Redação / Governo de SP
Ilustração
Ilustração
Aumento de casos, internações e mortes exige restrições de atividades não essenciais

O governador João Doria (PSDB) confirmou nesta sexta-feira (15) que a região de Marília vai para a fase vermelha do Plano São Paulo (saopaulo.sp.gov.br/planosp/), com suspensão de atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais a partir da próxima segunda (18). O aumento de casos, internações e mortes por COVID-19 deixa outras dez regiões na fase laranja, entre elas o Vale do Paraíba. A etapa do Plano é a segunda mais restritiva na estratégia de contenção da pandemia. 

A Grande São Paulo e outras cinco áreas continuam na etapa amarela. Uma nova reclassificação está prevista para o próximo dia 22.

“É uma medida preventiva e extremamente necessária neste momento para proteger vidas dos brasileiros em São Paulo. Há uma indicação clara que a pandemia acentuou essa segunda onda em nosso país. Nós temos que tomar medidas de cautela e prevenção para proteger vidas. É muito importante que a população tenha consciência disto. A situação vem se agravando a cada semana”, disse Doria.

A antecipação foi anunciada pelo próprio governador na última quarta (13), atendendo a recomendação de médicos e cientistas do Centro de Contingência do coronavírus. Em princípio, o remanejamento ocorreria no dia 5 de fevereiro, mas o Governo do Estado pode determinar mudanças a qualquer tempo em caso de alerta nos índices de contágio.

NOSSA REGIÃO
O Vale do Paraíba (incluindo Jacareí), que estava na fase amarela, regride para a etapa laranja, que também continuará em vigor nas áreas de Presidente Prudente Registro e Sorocaba. Agora, na etapa amarela, estão Grande São Paulo e as regiões de Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Campinas e São João da Boa Vista.

COMO FUNCIONA
Com a revisão de critérios anunciada no último dia 7, a comercialização de bebidas alcoólicas no comércio varejista só pode ocorrer entre 6h e 20h nas fases vermelha, amarela e laranja. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que a venda de bebidas poderá ser feita sem qualquer tipo de restrição.

Na fase laranja (para onde voltou Jacareí), academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.

RECOMENDAÇÕES
O Centro de Contingência também recomendou que todos os 645 municípios paulistas endureçam regras para reuniões de trabalho em locais fechados, como limite máximo de 25 pessoas e distanciamento mínimo de 1,5 metro. Eventos sociais e familiares também devem ser evitados devido ao recrudescimento da pandemia. O uso de máscaras em todos os locais de acesso público é obrigatório.

Todos os protocolos sanitários e de segurança para cada atividade estão disponíveis no site do Plano SP e devem ser seguidos rigorosamente para conter a pandemia. Prefeituras que se recusarem a seguir as normas estabelecidas pelo Governo do Estado ficam sujeitas a sanções judiciais.

CONFIRA O QUE PODE E
NÃO PODE EM JACAREÍ

Shopping, Comércio e Serviços – Na Fase Laranja, o comércio, os serviços, os shoppings, galerias e estabelecimentos congêneres podem ter ocupação máxima limitada a 40% da capacidade do local. Horário reduzido (8 horas): após as 6h e antes das 20h. Praças de alimentação: funcionamento de acordo com a categoria do estabelecimento. Adoção dos protocolos padrões e setoriais específicos.

Restaurantes e Similares – Capacidade 40% limitada. Horário reduzido (8 horas): após as 6h e antes das 20h. Consumo local e atendimento exclusivo para clientes sentados. Venda de bebidas alcóolicas até as 20h. Adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Bares (Consumo Local Proibido) – O atendimento presencial não é permitido nesta fase, sendo permitidas as entregas via delivery.

Parque da Cidade e Parque dos Eucaliptos – Fica suspenso o funcionamento.

Salões de Beleza e Barbearias – Capacidade 40% limitada. Horário reduzido (8 horas): após as 6h e antes das 20h. Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.

Academias de Esportes e Centros de Ginástica – Para qualquer modalidade, capacidade 40% limitada. Horário reduzido (8 horas): após as 6h e antes das 20h. Agendamento prévio e hora marcada. Permissão apenas de aulas e práticas individuais, suspensas as aulas e práticas em grupo. Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.

Eventos, Convenções e Atividades Culturais – Capacidade 40% limitada. Horário reduzido (8 horas): após as 6h e antes das 20h. Obrigação de controle de acesso, hora marcada e assentos marcados. Assentos e filas respeitando distanciamento mínimo. Proibição de atividades com público em pé. Adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Demais atividades que possam gerar aglomeração, não estão permitidas nesta e nem em outras fases do plano estadual.

Endereço e contatos da Vigilância em Saúde de Jacareí
Praça Professor Luis de Araújo Máximo, nº 98 – Jardim Paraíba.
Telefone: (12) 3955-9623
E-mail: vigilancia.saude@jacarei.sp.gov.br. 

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

26 FEV
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: