Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 06/07/2018 às 14h10
Olavo: O documentário


RODRIGO ROMERO

Olavo de Carvalho, filósofo, professor, escritor e astrólogo, é uma das figuras mais controversas do país. Sua fama se estendeu na mesma medida da internet e das redes sociais, e os e as 'olavetes', fãs e seguidores da figura, das ideias e o modo de vida dele, o defendem com galhardia.

Aos quase 71 anos, Olavo mora há mais de 10 em Richmond, no Estado da Virgínia, Estados Unidos. Ano passado, a sua trajetória, os pensamentos, foram levados às telonas. 'Jardim das Aflições' (2017) teve financiamento coletivo em 100% da produção.

Ao todo, quase três mil pessoas doaram quantias de valores variados (os nomes aparecem no fim, nos créditos). Total arrecadado: R$ 320 mil. É claro que teve polêmica. Muitos boicotaram. Outros veneraram. No Festival Cine PE, o filme foi premiado em três categorias: montagem, júri popular e filme.

O título foi retirado de um de seus livros. Dirigido por Josias Teófilo, trata-se de um bom trabalho. A equipe da Lavra Produções viajou até os EUA e acompanhou alguns dias do cotidiano do autor de 'O Imbecil Coletivo'.

O blocked se preocupa em exibir os principais temas de estudo de Carvalho, enquanto resgatam entrevistas de arquivo, como uma dada a Pedro Bial num programa da Globo News, no fim da década de 1990.

A fixação com a diminuição do Estado, os ideais católicos fervorosos, a relação com a segunda esposa, filhos e netos, enfim, o cotidiano de um senhor comum, aparentemente, que leva uma vida cercada de livros, e de vez em quando pratica tiros com a sua espingarda.

Claro, ele é um defensor ferrenho do porte de armas e possui uma. Você vai achar as cópias do documentário de maneira pirata ou em plataformas de aluguel. Youtube, só o trailer. É um trabalho satisfatório.

Duração: 81 minutos. Cotação: bom.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
  • 48.2%
  • 42.1%
  • 9.7%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: