Publicidade
Sábado, 19 de Outubro de 2019 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 07/04/2017 às 15h14
Uma vitória duvidosa
A Redação / Diário de Jacareí

Comerciantes da Rua Barão de Jacareí festejam a volta do estacionamento rotativo no trecho principal da via, desde 1º de abril (veja matéria nesta edição), em cumprimento da promessa de campanha do prefeito Izaías Santana (PSDB). Alegam os envolvidos que a proibição imposta pelo governo anterior afugentou a clientela.

Na verdade, o que atrai consumidores é outra coisa. Bons preços, qualidade, tratamento respeitoso, variedade, publicidade e não necessariamente vaga à porta.  Um estacionamento conveniado proporcionaria ao freguês uma ‘caminhada de compras’ e “quem anda compra mais”, diz lei básica do comércio.  Já nas vagas de rua, ele também paga, mas sem ter proximidade garantida, pois pode ocorrer estacionar longe de seu destino e ainda ficar sujeito a penalidades, em caso de calcular mal o tempo de voltar.

Um carro estacionar na porta de uma loja não garante que o motorista vai comprar ali. O destino e a intenção dele podem ser outros. Porém, agora como ficou a Barão, cria problemas para centenas que trafegam por ela, que se tornou mais estrangulada que antes. Sem falar que passou a retirar dezenas de veículos por dia dos estacionamentos particulares das proximidades adequados à situação anterior. Proprietários de estacionamentos também são comerciantes.

Todos seriam mais beneficiados se tivesse havido um acordo entre os estacionamentos circunvizinhos e as lojas da Barão. Os primeiros passariam a funcionar como estacionamentos dessas lojas que se diziam prejudicadas. Claro que com atrativos de preços e de condições melhores que os do rotativo. Esses estacionamentos já são interessantes pelas localizações espalhadas e próximas, por oferecerem mais segurança que as vagas de rua e flexibilidade de horários sem a possibilidade da multa.

Sem bom senso, problemas poderão aumentar se lojistas de outros pontos pedirem o mesmo benefício, por isonomia. É uma possibilidade. Se, atualmente, um ou outro aproveitar e utilizar a liberação para criar uma vaga para seu carro, perto da própria loja, comprometerá o sistema. Isso já ocorreu anos atrás, na Rua Coronel Carlos Porto, quando alguns faziam isso. Na época, havia até quem deixasse um cavalete guardando a vaga quando saía para almoçar. Ninguém merece.

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 OUT
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: