Domingo, 25 de Outubro de 2020 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 28/04/2020 às 18h09
Governador de São Paulo e prefeituras debatem retomada gradual da economia
A Redação / Diário de Jacareí
Governo de SP
Governo de SP
O governador de São Paulo, João Doria e secretários estaduais, durante reunião virtual com prefeitos, nesta terça-feira (28)

O Governador João Doria (PSDB) apresentou a prefeitos de 31 cidades, entre elas Jacareí, os principais aspectos da flexibilização gradual e heterogênea da quarentena no Estado de São Paulo. A reunião virtual foi realizada nesta terça-feira (28) para debater os parâmetros do Plano São Paulo, que prevê a possibilidade de reabertura de comércios e serviços não essenciais a partir do dia 11 de maio. 

O prefeito de Jacareí e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paraíba (Codivap), Izaias Santana (PSDB), também participou da reunião. Segundo ele, a reunião de hoje ainda representa ‘conversas preliminares com diversos segmentos’. 

“É um processo de construção desse plano estadual, e o que esperamos é receber o maior número de informações até o dia 6 para que possamos, na nossa região, verificarmos se a decisão do governador e os dados que ele dispõe para decidir quanto ao nível de isolamento, correspondem realmente à expectativa da nossa comunidade. Nós, prefeitos, queremos participar ativamente da tomada dessa decisão, porque ela está afetando, diretamente, a economia local”, comentou Izaias.

Doria considera ‘a pior crise de saúde, econômica e social do país’. “Em São Paulo não tomamos decisões de ordem política ou personalista. Tomamos decisões sempre amparadas na ciência e na medicina e é por isso que conseguimos o achatamento da curva. Estamos conseguindo salvar vidas aqui em São Paulo com a ajuda de vocês [prefeitos] e faço um agradecimento pelo apoio, consciência e atitude de todos nas suas cidades e regiões", disse o governador na abertura da teleconferência.

NÚMEROS
O panorama de disseminação do coronavírus no Estado exige cautela. Após balanço na tarde desta terça-feira (28), eram 24.041 casos confirmados e 2.049 mortes. Das 645 cidades paulistas, 305 tiveram pelo menos um caso da doença. Do total de infectados, 8.644 foram detectados em cidades do interior, litoral e Região Metropolitana da capital.

"O isolamento social é fundamental. Cidades que estão mantendo o índice entre 60% e 70% serão cidades com mais oportunidades de flexibilização do que aquelas que não estão tendo o mesmo desempenho", declarou o Governador. Jacareí, por exemplo, atingiu o índice de 50% na segunda-feira (27). 

Ao longo da reunião, prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes, incluindo as sedes das regiões administrativas do Estado, receberam informações sobre a situação geral de infecções e óbitos pelo coronavírus. Em seguida, Doria e a equipe técnica apresentaram um detalhamento dos regramentos que vão nortear a flexibilização da quarentena em São Paulo.

Participaram da reunião os secretários de Estado Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Patrícia Ellen (Desenvolvimento Econômico), José Henrique Germann (Saúde) e Célia Parnes (Desenvolvimento Social), além do Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus, David Uip.

AGENDA
Nesta quarta (29), João Doria promove mais uma reunião de apresentação do Plano São Paulo com prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo. Já na quinta-feira (30), participam os prefeitos de cidades com menos de 200 mil habitantes.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

25 OUT
Publicidade
Notícias

Blogs
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: