Publicidade
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 08/08/2019 às 14h48
Etec de Jacareí recebe nova edição do Campeonato de Cubo Mágico
A Redação / Diário de Jacareí
Divulgação
Divulgação
Os competidores vão concorrer em quatro níveis, sendo duas categorias com cubos de nove quadrados por face e uma categoria para cubos de seis quadrados

A 5ª edição do Campeonato de Cubo Mágico será realizada neste sábado (10), das 8h30 às 17h30, nas dependências da Escola Técnica Estadual (Etec) Cônego José Bento, de Jacareí. O evento é gratuito e segue o modelo da World Cube Association, que realiza a competição simultaneamente em outros 19 países. As inscrições já foram encerradas. 

Os competidores vão concorrer em quatro níveis, sendo duas categorias com cubos de nove quadrados por face (3x3x3), nas quais os participantes poderão utilizar uma ou duas mãos; uma categoria para cubos de seis quadrados (2x2x2) com duas mãos e outra com cubo de 12 quadrados (4x4x4) para duas mãos.  

Na edição do ano passado do Campeonato de Cubo Mágico, também na Etec de Jacareí, o vencedor foi Vicenzo Guerino, que montou o cubo 3x3x3 em 7,39 segundos. O recorde mundial nessa categoria é da China, com o tempo de 3,47 segundos.  

IDEALIZADOR
Desafiado a enfrentar a forte resistência dos alunos em relação à matemática, o professor da Escola Técnica Estadual (Etec) Cônego José Bento, de Jacareí, Fábio Aparecido, encontrou no cubo mágico um aliado. O jogo passou a fazer parte das aulas e a experiência deu tão certo que a Etec promove uma competição aberta à comunidade. 

Para Aparecido, a experiência do uso do cubo mágico em sala tem estimulado a leitura, concentração, integração entre os alunos, autoestima e proatividade. “Desde que introduzi a prática do cubo nas aulas, eles ficaram mais participativos. Passei a usar menos a lousa para focar mais nos exercícios de interpretação e raciocínio lógico”, conta o educador. “É provável que a maioria não escolha seguir uma carreira de exatas, mas o treino com o cubo ajuda na tomada de decisão e dá mais segurança aos estudantes, vantagens que podem ser aproveitadas no aprendizado de qualquer disciplina”, reforça. 

A experiência do professor foi reconhecida pelo Ministério da Educação. O projeto foi apresentado em entrevista no programa ‘Trilhas da Educação’, na rádio do MEC, que exibe exemplos de boas práticas de ensino. 

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 SET
Publicidade
Notícias

Blogs
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: