Domingo, 27 de Setembro de 2020 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 25/11/2019 às 19h33
Câncer de próstata é tema de evento do Laboratório Unidade Médica no CIESP
A Redação / Diário de Jacareí
Ilustração
Ilustração
Novembro Azul é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata

Prevenção de câncer de próstata é tema de evento promovido pelo Laboratório Unidade Médica de Jacareí. O encontro acontece na quinta-feira, dia 28 de novembro, a partir das 19h, na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), no Jardim Elza Maria, região do bairro São João.

Intitulado ‘Encontro Azul – Prevenir é melhor que remediar’, o evento terá como ponto central uma palestra como o médico urologista Fábio Lichand, especialista do CEAME - Centro de Atendimento Médico de Jacareí. Haverá, ainda, teste gratuito de prevenção ao câncer de próstata e sorteio de brindes entre os participantes.

As inscrições poderão ser feitas através do site unidademedica.eventbrite.com ou pelo telefone (12) 3953-3904. 

O CIESP de Jacareí está localizado na Rua Antônio Ferreira Rizzini, 450, Jardim Elza Maria (região oeste). 

O QUE É CÂNCER DE PRÓSTATA?
Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer). 

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.

Fonte: Ministério da Saúde. 

ATENÇÃO: As informações presentes nesta reportagem têm por objetivo apoiar e informar dados úteis sobre o câncer de próstata, mas não substituem, em hipótese alguma, a consulta médica. Em casos de suspeita, procure um médico especialista de sua confiança para avaliação.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

27 SET
Publicidade
Notícias

Blogs
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: