Mestre Luiz de Oliveira, âncora radiofônico do Panorama Esportivo, empunha a bandeira da valorização do Hino Nacional. Defende, com toda a razão, que música tão importante jamais poderia ser executada em todos os jogos de futebol, por imposição legal. Em vez da atual banalização, deveria ser tocada somente em grandes decisões nacionais e partidas oficiais entre seleções.
O exponente Jean Abdo, eterno presidente da Associação Comercial de Jacareí, prega o fim da discriminação e a abolição de expressões escravagistas. Outra boa causa, com centenas de apoiadores. Apela ao bom-senso para ressaltar que as aparências não enganam, pois todas as pessoas pertencem a uma só raça - a humana.
Realmente, boas ideias são incubadoras dos grandes feitos do progresso social, como também apontou a Mostra de Boas Práticas da Secretaria Municipal de Saúde de Jacareí, realizada recentemente na Sala Ariano Suassuna. O SUS afonsino congrega atividades inimagináveis ao senso comum, como dança circular e prática de meditação, além de algumas estruturas e serviços exemplares, como as residências terapêuticas a pacientes mentais.
Encenou-se com rútilo por denodados agentes de saúde e voluntários da comunidade uma peça teatral em dois atos, sobre inquietante tema: a prevenção ao suicídio. No intervalo, a secretária expôs sua preocupação a respeito da epidemia autodestrutiva que se espalhou pela antiga sesmaria de Antônio Afonso. Somente até setembro, registraram-se 90 mortes desse naipe em Jacareí. Ou seja, uma média de um suicídio a cada três dias.
O blocked creditou o triste fenômeno a aspectos de desagregação familiar e às armadilhas da democratização tecnológica, que levam o indivíduo moderno ao isolamento afetivo, independentemente de idade e classe social. Muitos outros fatores poderiam ser acrescentados, conforme a ideologia. Daria um livro grosso.
Embora incansável o trabalho das igrejas, escasseiam referências morais e a maioria das pessoas pouco abstrai além do evidente materialismo. Falta muito de religiosidade e altruísmo no cotidiano para proporcionar a verdadeira paz de espírito e harmonia social.
Talvez se precise do que sobeja nos notáveis Luiz de Oliveira e Jean Abdo - encontrar uma causa para lutar e fazer dela uma boa razão para viver.