Sábado, 22 de Fevereiro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 26/10/2018 às 15h59
'Teatro das Tesouras'


RODRIGO ROMERO

O site Brasil Paralelo produziu nos últimos meses sete documentários em curta-metragem sobre todas as eleições nacionais para presidente - as de 1989, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014.

O objetivo da obra é dar visibilidade maior acerca de um aspecto pouco mostrado nos filmes de igual teor histórico: o de que os grandes partidos - MDB, PSDB e PT - não são, na verdade, oposição entre si, mas apenas movimento de cena para se fazer passar por isso.

Esse 'Teatro das Tesouras' seria, então, a explicação de que não existe antagonismo: os candidatos destas siglas seguem roteiro pré-determinado e atingem a meta de eleger uma falsa renovação partidária a cada 4 anos.

Daí, por exemplo, entenderíamos a não oposição do PSDB ao longo dos anos petistas (2003-2016) - eles 'faziam de conta' que criticavam, e o PT 'fingia' que rebatia. Por meio de vídeos das épocas, os produtores desvendam os bastidores de cada um dos pleitos, com análises de professores, historiadores sobre cada personagem- desde o fenômeno Fernando Collor, à redenção do Plano Real com vitórias do outro Fernando, o Henrique, até os pódios sucessivos do PT com Lula, Dilma.

Como foram montados os esquemas de cada candidatura? Qual era o segredo de Lula para atrair os eleitores mais pobres? Porque foi 'fácil' pra FHC convencer as pessoas de que ele tinha sido o 'criador' da moeda? De que forma Collor se tornou o pioneiro no marketing das eleições, com estruturas modernas de suas propagandas? Qual o motivo de o PSDB 'deixar' de lambuja os triunfos das décadas de 2000, 2010 ao petismo?

São questões fundamentais dirigidas ao espectador com os filmes de cerca de 25 minutos. O site Brasil Paralelo é formado por professores, historiadores, filósofos e escritores. E se por acaso você, leitor (a), desejar fazer comparações com a disputa de 2018 com a de 1989, faça à vontade.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 FEV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: