Domingo, 27 de Setembro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 31/07/2020 às 15h02
Que nem jiló!


BENEDITO VELOSO

"Se a gente lembra só por lembrar..." Na próxima segunda-feira (2), faz 30 anos que morreu o sanfoneiro, cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento. Ele chegara numa 'sexta-feira 13', para deixar claro que 'encantaria' o Brasil e o mundo com sua música de som exclusivo e inesquecível. E não decepcionou. Consta que os Beatles admiravam a sequência harmônica de suas composições a ponto de manifestarem o desejo de estudá-las.

Quem comenta sobre isso é o Filho Brilhante Eduardo Souza da Silva, grande fã e estudioso do trabalho do 'Rei do Baião'. Eduardo nasceu em Jacareí em 1992 e toca sanfona (acordeom) desde os 11 anos. Ele aprendeu as primeiras noções do instrumento com outro jacareiense conhecido nos meios musicais da região, o 'Antônio Piauí', que lhe passou os segredos e as manhas do 'fole'.

Eduardo conta que cresceu ouvindo Luiz Gonzaga, músico que colocou a melodia nordestina em destaque no país inteiro principalmente depois do grande sucesso obtido com a gravação 'Asa Branca', em 1947.

O jacareiense lamenta que estão sendo menos frequentes na Região Sudeste e Sul tanto a música nordestina quanto o chamado 'forró pé-de-serra', que prioriza gêneros como o baião, xotes, xaxado e maracatu. Explica que isso se dá não porque essa faixa esteja perdendo força, mas por causa 'do aumento da preferência pelo 'sertanejo' nesses locais, com grande presença no Vale do Paraíba. A ausência de Luiz Gonzaga do cenário artístico 'também contribui muito para tal panorama' afirma Eduardo.

'Umbuzeiro da Saudade' é a música de Gonzaga da preferência do sanfoneiro de Jacareí (https://www.youtube.com/watch?v=EO8q3yXI0kA), mas não deixa de admirar outros sucessos como Asa Branca, Assum Preto, Xote das Meninas e muitas outras. Eduardo não disse na entrevista, mas é fácil adivinhar que certa música passou a emocioná-lo depois da morte de Gonzaga: 'Nem se despediu de mim'.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

27 SET
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: