Publicidade
Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 16/12/2016 às 14h49
Educar é tirar de dentro o melhor de cada um


BENEDITO VELOSO

Ao terminar 2016, o mais conturbado ano deste século, uma pergunta não quer calar: Há esperança para o Brasil em futuro próximo? Numa realidade em que as pessoas se sentem à vontade num lugar desconhecido quando encontram um animal na rua e medo quando se aproxima um ser humano, alguma coisa está muito errada. 

Na busca de respostas, falamos com o filósofo Gerson Miranda em seu escritório na Rua Cônego José Bento, 31, em Jacareí, sede da organização internacional Nova Acrópole, que ele dirige. Gerson, com a tranquilidade da convicção, responde que a solução para a melhora do mundo sempre vai depender do ser humano e, para isso, a Educação precisa ser desenvolvida de maneira correta.


O filho brilhante afirma que cada um tem dentro de si todas as respostas necessárias para uma vida que cause bem estar e felicidade a elas e aos outros.

Seja no campo individual ou coletivo. O que acontece, hoje, é que a Educação tradicional procura 'acrescentar coisas' no interior de quem aprende ao invés de saber retirar do ser o que este possui de melhor. É como na agricultura ao se lidar com a semeadura, exemplifica. A semente já traz dentro dela tudo o que é preciso para que brote, floresça e dê frutos.  A boa educação precisa extrair da alma do indivíduo a essência vital que está ali armazenada há milênios.

"É com esta essência que será formado o caráter e personalidade e, como acontece na agricultura, o educador extrai esse potencial e cuida para que o ser possa atingir a plenitude do desenvolvimento", diz. Para reforçar o argumento, Gerson completa explicando que 'educar' vem de 'eduzir', que significa 'extrair'.

Como conclusão, o filósofo destaca que é difícil educar alguém sem partir desses princípios, que valem para todas as categorias profissionais seja de professor, autoridade, médico ou outra, pois, todos precisamos escolher a melhor forma de tocar o coração alheio por intermédio das ações. "Cada pessoa deve cumprir a missão de colocar-se no coração do outro e colocar o outro em seu coração", enfatiza. Que 2017 seja um ano melhor para todos nós.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 JAN
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: