Ao terminar 2016, o mais conturbado ano deste século, uma pergunta não quer calar: Há esperança para o Brasil em futuro próximo? Numa realidade em que as pessoas se sentem à vontade num lugar desconhecido quando encontram um animal na rua e medo quando se aproxima um ser humano, alguma coisa está muito errada.
Na busca de respostas, falamos com o filósofo Gerson Miranda em seu escritório na Rua Cônego José Bento, 31, em Jacareí, sede da organização internacional Nova Acrópole, que ele dirige. Gerson, com a tranquilidade da convicção, responde que a solução para a melhora do mundo sempre vai depender do ser humano e, para isso, a Educação precisa ser desenvolvida de maneira correta.
O filho brilhante afirma que cada um tem dentro de si todas as respostas necessárias para uma vida que cause bem estar e felicidade a elas e aos outros.
Seja no campo individual ou coletivo. O que acontece, hoje, é que a Educação tradicional procura 'acrescentar coisas' no interior de quem aprende ao invés de saber retirar do ser o que este possui de melhor. É como na agricultura ao se lidar com a semeadura, exemplifica. A semente já traz dentro dela tudo o que é preciso para que brote, floresça e dê frutos. A boa educação precisa extrair da alma do indivíduo a essência vital que está ali armazenada há milênios.
"É com esta essência que será formado o caráter e personalidade e, como acontece na agricultura, o educador extrai esse potencial e cuida para que o ser possa atingir a plenitude do desenvolvimento", diz. Para reforçar o argumento, Gerson completa explicando que 'educar' vem de 'eduzir', que significa 'extrair'.
Como conclusão, o filósofo destaca que é difícil educar alguém sem partir desses princípios, que valem para todas as categorias profissionais seja de professor, autoridade, médico ou outra, pois, todos precisamos escolher a melhor forma de tocar o coração alheio por intermédio das ações. "Cada pessoa deve cumprir a missão de colocar-se no coração do outro e colocar o outro em seu coração", enfatiza. Que 2017 seja um ano melhor para todos nós.