Publicidade
Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 16/03/2018 às 15h38
Corrida eleitoral começa em Jacareí com anúncio de pré-candidaturas


ANGELO DE PAULA ANANIAS

MULHER CIDADÃ
Treze cidadãs de Jacareí, indicadas pelos vereadores, receberam a láurea de Mulher Cidadã 2018 na noite do Dia Internacional da Mulher, comemorado na quinta-feira (8). O destaque da cerimônia foi a entrega do Projeto de Lei Programa Família Segura Contra a Violência Doméstica, de autoria do prefeito Izaias Santana (PSDB), às mãos da presidente da Câmara, Lucimar Ponciano, que é do mesmo partido.

O DECRETO
Esta foi a 14ª edição do Diploma Mulher Cidadã que, de acordo com o Decreto 214/2004, de autoria da ex-vereadora Rose Gaspar (PT), é entregue às munícipes que têm contribuído com a defesa dos direitos da mulher e questões do gênero em Jacareí. Entre as laureadas, destaque para representantes das áreas de saúde, assistência social e assistência pastoral.

PRÉ-CANDIDATO
O presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), SESI-SP, Senai-SP e Sebrae-SP, Paulo Skaf, movimentou a classe política e empresarial durante visita à região na quinta-feira (15). Pela manhã, durante entrevista a este jornalista na Rádio Piratininga (AM 750), Skaf confirmou ser pré-candidato pelo MDB ao governo de São Paulo. Ele aproveitou para 'alfinetar' João Dória (PSDB), que 15 meses depois de assumir a prefeitura da capital deverá ser adversário na corrida ao Palácio dos Bandeirantes. "Se fosse eu, não sairia", enfatizou. Em 2014, Skaf foi o segundo colocado no pleito com quase 5 milhões de votos, 21,53% da preferência do eleitorado.

FEDERAL
A corrida eleitoral já começou em Jacareí. Durante a semana, Edgard Sasaki (DC, o antigo PSDC) e Danilo Pauli (Avante) foram os primeiros nomes a surgirem como pré-candidatos a deputado federal nas eleições de outubro. Ex-vereador e atual vice-prefeito, Sasaki teve seu nome anunciado durante encontro com a direção nacional do partido, na capital paulista.

DIVULGAÇÃO
Danilo Pauli atende a um desejo de divulgação do próprio partido, presidido em Jacareí pelo advogado Marcelo Bernardo e que, recentemente, ganhou o 'reforço' da deputada estadual Clélia Gomes, que se filiou à legenda se aproveitando da 'janela' aberta pela legislação até o dia 6 de abril. Funcionário público estadual e com passagens por assessorias de diversas parlamentares, Pauli é conhecido em Jacareí por sua militância em campanhas passadas, especialmente em apoio ao ex-vereador Júnior Raad.

SEM DISTINÇÃO
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu julgar inconstitucional a regra da minirreforma eleitoral, que limitou a transferência de recursos do Fundo Partidário para financiar as campanhas de mulheres filiadas. Por 8 votos a 2, os ministros entenderam que os recursos devem ser distribuídos pelos partidos igualitariamente entre candidaturas de homens e mulheres, ficando 30% dos recursos do fundo financiamento para as campanhas para as mulheres.

INCONSTITUCIONAL
A norma considerada inconstitucional pelo STF determinou que os partidos devem reservar o mínimo de 5% e o máximo de 15% dos valores recebidos do Fundo Partidário para financiar as campanhas eleitorais de suas candidatas. Os percentuais deveriam ser aplicados nas três eleições seguidas após a sanção da lei, que ocorreu em novembro de 2015.

CASA NOVA
Conforme antecipado por este jornalista na edição passada, o deputado federal Flávio Augusto da Silva, o Flavinho, trocou de partido. O parlamentar saiu do PSB (Partido Socialista Brasileiro), sigla pela qual foi eleito em 2014 com 90.437 votos, e ingressou no PSC (Partido Social Cristão). Católico, Flavinho, que reside em São José dos Campos, é ligado à Comunidade Canção Nova da Cachoeira Paulista e relator do projeto Escola Sem Partido.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: