Publicidade
Sábado, 16 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 29/07/2016 às 10h57
Brasil tem mais de 144 milhões de pessoas aptas a votar em outubro


ANGELO DE PAULA ANANIAS

ELEIÇÕES 2016
O número de eleitores aptos a votar no pleito municipal deste ano aumentou em relação ao de 2012: mais de 144 milhões os eleitores poderão votar para prefeito e vereador, no dia 2 de outubro; na eleição de 2012, eram mais de 138 milhões pessoas. Jacareí tem 162.255 eleitores. No pleito deste ano não haverá segundo turno, uma vez que o município ainda não atingiu o limite legal de 200 mil eleitores.

SEGUNDO TURNO
Os dados do TSE mostram também o número de cidades onde pode haver segundo turno. Dos mais de cinco mil municípios onde serão realizadas eleições, 92 podem ter segundo turno, já que têm mais de 200 mil eleitores, como São José dos Campos, por exemplo. A expectativa é haja cerca de 580 mil candidatos na eleição de outubro.

DUAS AUSÊNCIAS
Os números foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não incluem o eleitorado do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, onde não há eleição neste ano, nem os brasileiros residentes no exterior. São Paulo tem o maior número de eleitores, mais de 8 milhões e 800 mil. Araguainha, em Mato Grosso, tem o menor número, 954 eleitores. A maioria do eleitorado é formada por mulheres, que, em 2016, representam 52,21% do total, com crescimento de 0,32 ponto percentual sobre 2012 (51,89%).

REGISTRO
Ao divulgar os dados, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes (foto), lembrou que o prazo para registro de candidatos termina no dia 15 de agosto. Gilmar Mendes falou ainda sobre a redução do prazo para registro de candidaturas e a realização de eleições suplementares. Segundo o ministro, a redução de prazo tem consequências no que diz respeito à judicialização e à insegurança jurídica quanto ao verdadeiramente eleito.

MUDANÇAS
"Vamos ter também, inevitavelmente, anulação de eleições e realização de eleições suplementares. A legislação agora exige, no caso de cargos majoritários, que se façam novas eleições se houver anulação, e não aquela eleição do segundo colocado. Temos que contar também com a realização de eleições suplementares em maior número do que tínhamos até aqui",  disse Mendes.

EM SÃO JOSÉ
A ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos realiza nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, um debate com os candidatos a prefeito. Será o primeiro encontro entre os postulantes ao cargo, após o período de convenções partidárias. O evento terá início às 19h e será realizado no auditório da ACI, no centro da cidade.

CANDIDATOS
Estão convidados os candidatos Carlinhos Almeida (PT), Claude Moura (PV), Felício Ramuth (PSDB), Shakespeare Carvalho (PRB) e Toninho Ferreira (PSTU). Eles responderão a perguntas temáticas sobre atração de investimentos, infraestrutura, saúde e educação, além de terem um bloco com perguntas livres de candidato a candidato. A previsão é que o debate dure duas horas.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

16 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: