Publicidade
Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 10/10/2014 às 16h54
As urnas deram o recado em Jacareí: que venha 2016!


ANGELO DE PAULA ANANIAS

PESSIMISMO
A Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos realizou em setembro uma nova pesquisa de Índice de Confiança do Empresário referente ao terceiro trimestre do ano. Os resultados não comprovaram a boa expectativa que os entrevistados tinham com relação aos meses de julho, agosto e setembro. Para 83% dos empresários, as condições gerais da economia brasileira e municipal nestes três meses pioraram ou pioraram muito. Além disso, 40% acharam que as vendas ficaram estáveis e outros 34% afirmaram que pioraram. Para os próximos meses, os empresários revelam insegurança e cautela. Apenas 46% acreditam na melhora das vendas no final do ano.

NEGATIVO
A soma de eleitores ausentes (abstenção), dos votos em branco e daqueles que foram anulados é quase a mesma da quantidade de votos válidos para deputado estadual, nas eleições do último domingo (5), em Jacareí. Os votos válidos, que são aqueles dados pelo eleitor no candidato ou na legenda, chegaram a 88 mil contra 72 mil da soma dos eleitores ausentes, ou daqueles que votaram em branco ou ainda anularam o voto. O fato, sem dúvida, representa o descrédito que a classe política vem sofrendo a cada novo pleito. Já para deputado federal o total que votou na legenda ou em um candidato chegou a 111.108 eleitores em Jacareí.

POSITIVO
Por outro lado, entre os cinco cargos em disputa no pleito, o de presidente da República ainda é o que mais atrai a atenção do eleitor. Dos 159.800 cidadãos aptos a votar no município, 119.741 votaram em um nome para presidente. Na outra ponta das estatísticas para cargos majoritários, o eleitor continua demonstrando pouco interesse pela eleição ao Senado, pois do total inscrito em Jacareí, apenas 102.566 votaram em um candidato e/ou legenda.

MOBILIZAÇÃO
Enquanto o PT se reorganiza para 'juntar os cacos' e retomar a campanha pró-reeleição da presidente Dilma Rousseff no segundo turno, os demais partidos que concorreram ao pleito na eleição de domingo se reuniram esta semana para hipotecar apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB). Em Jacareí, estava previsto para quinta-feira (9) um encontro dos dirigentes de várias legendas, entre elas PSDB, PSD, DEM e PSB, para fechar questão e caminhar na mesma direção. Nas entrelinhas, o fato também representa o início da corrida para as eleições municipais de 2016.

VISITA
O vereador Fernando da Ótica (PSC) visitou o Diário de Jacareí, na última quinta-feira (9), para falar sobre seu desempenho nas eleições de domingo (5). Candidato a deputado estadual, Fernando Ramos recebeu 7.927 votos em Jacareí, de um total de 8.702 em todo o Estado. Em Igaratá, por exemplo, onde o candidato praticamente lançou sua candidatura há cerca de um ano, foram 132 citações. Ao falar sobre seu futuro político, Ramos prega a união dos partidos de oposição e não descarta a possibilidade de colocar seu nome entre os possíveis pré-candidatos à prefeitura em 2016.

AGRADECIMENTO
Aproveitamos este espaço para agradecer às inúmeras manifestações que recebemos nos últimos dias em razão da cobertura que o Diário de Jacareí realizou nessas eleições. Isenção, pluralismo e profissionalismo foram alguns dos muitos adjetivos utilizados por leitores e internautas para externar opiniões sobre nosso trabalho. O jornal foi o único veículo de comunicação da cidade que abriu espaços para todos os candidatos de Jacareí, de uma só vez em suas edições, como ocorreu, por exemplo, nas reportagens especiais que produzimos com mulheres e homens candidatos neste pleito.

INTERNET
Por outro lado, somente entre o domingo (5) e a segunda-feira (6), foram mais de 5 mil acessos únicos à nossa home (www.diariodejacarei.com.br), com média de 200 mil páginas/dia, segundo registros do UOLHost e do Google Analytics, duas das mais importantes ferramentas de aferição de resultados na internet em todo o país. Isso não é (men)tiragem: é audiência comprovada! 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: