Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 13/03/2020 às 13h57
Alesp aprova projeto que prevê punição a quem divulgar fake news


ANGELO DE PAULA ANANIAS

LUCIMAR NO MDB
A vereadora Lucimar Ponciano deixou o PSDB, na terça-feira (10). O pedido de desfiliação foi encaminhado à direção do partido em Jacareí e comunicado à Justiça Eleitoral. Ela irá se filiar ao MDB, cuja coordenação regional está sob a responsabilidade do ex-deputado estadual Helio Nishimoto. Lucimar foi eleita pelo PSDB, em 2016, tendo sido a mulher mais votada na ocasião, com 2.305 votos, e a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal, no biênio 2017-2018. 

INDEPENDÊNCIA
Ao falar sobre sua saída, Lucimar disse ao Diário de Jacareí que buscará uma linha de atuação mais 'independente'. "Eu tenho um projeto político, criado há 20 anos, voltado para as comunidades carentes, para o social. Em conversa com meu grupo político resolvemos aproveitar a 'janela partidária' e mudar de legenda", enfatizou. E elogiou o trabalho do prefeito Izaias Santana, que é do mesmo partido. 

'PORTAS E BRAÇOS ABERTOS'
Procurado para falar sobre o assunto, Izaias disse que 'portas e braços' continuarão abertos para a parlamentar. "A Lucimar vai em busca de um espaço, onde ela se sinta confortável e segura. Continuo tendo apreço e admiração pelo seu trabalho, e desejando-lhe boa sorte", afirmou. Izaias disse ainda que assim que se confirmar a filiação ao MDB, caberá a ela definir que posição tomar em relação ao governo municipal e nas eleições. 

DANÇA DAS CADEIRAS
Em Jacareí, a 'janela partidária' que seguirá aberta até o dia 3 de abril está provocando outras mudanças nos partidos políticos. O atual presidente da Câmara, Abner de Madureira, deverá trocar o PL pelo PSD. As vereadoras Sônia Patas da Amizade (PSB) e Márcia Santos (que já deixou o PV) estão a caminho do PL (antigo PR). Valmir do Meia-Lua (DC) deverá retornar para o Democratas (DEM), enquanto Fernando da Ótica deixou o PSC para se filiar ao Republicanos (antigo PRB). Na última semana, o vereador Arildo Batista deixou o PT para se filiar ao PTB. Ele é pré-candidato a prefeito nas eleições de outubro.

LEGISLAÇÃO
De acordo com a legislação eleitoral em vigor, vereadores que pretendem disputar a reeleição ou a prefeitura podem mudar de partido sem sofrerem nenhuma punição da legenda. O prazo para a mudança termina no dia 3 de abril, seis meses antes do pleito. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo turno no dia 25 do mesmo mês (o que não é o caso de Jacareí onde só haverá primeiro turno).

FAKE NEWS
A Assembleia Legislativa (Alesp) aprovou na quarta-feira (11) projeto de autoria do deputado Edmir Chedid (DEM), que prevê punição administrativa a quem divulgar ou compartilhar notícias falsas (fake news). A matéria tramitou em regime de urgência no Poder Legislativo e agora, após a votação final, seguirá para a sanção do governador João Doria (PSDB).

MULTA
O projeto proíbe em nível estadual a divulgação e o compartilhamento de notícias ou de informações comprovadamente falsas e prejudicialmente incompletas, que possam alterar, corromper ou mesmo distorcer a verdade. De acordo com Chedid, a comprovação do ato resultará para o infrator no pagamento de multa de R$ 5.522,00, que corresponde a 200 Ufesps - Unidade Fiscal do Estado de São Paulo. 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

24 SET
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: