[[date:%A, %d %B %Y]]

Um amigo cheio da gaita

Um amigo cheio da gaita

Recortes de jornais, fotos de grupos de escolares formando conjuntos musicais ou músicos solos formam um arquivo imenso. 

Claro que neste caso 'gaita' está no bom sentido. Falo do mais novo Filho Brilhante, o carioca que recentemente adotou Jacareí por opção. Adriano Adiala, gaitista que abraçou o projeto ousado de transformar meninos carentes em gaitistas exemplares de primeira linha. O diferencial é que com três aulas o aprendiz solo ou pertencente de um grupo musical desse instrumento já consegue tirar as primeiras músicas. Com seis aulas, então, o repertório, a técnica e o domínio do instrumento aumentam; em pouco tempo, o aprendiz já se apresenta em público, e só com mais um pouquinho ele já pode tornar-se um gaitista profissional.

O portfólio de Adriano é imenso. Recortes de jornais, fotos de grupos de escolares formando conjuntos musicais ou músicos solos formam um arquivo imenso. Muitos alunos são do exterior. Domingo passado (26) ele apresentou-se solo Viveiro Seu Moura, em Jacareí, participando de alguns números do conhecido conjunto 'Colcha de retalhos', e o sucesso foi indiscutível, com vários convites para apresentações de todo o tipo em Jacareí.

Adriano é membro da Academia Brasileia de Letras e Artes, com sede em São Paulo, e foi convidado para a Academia Jacarehyense de Letras, convite aceito de pronto.

O mais gratificante projeto que Adriano mantém é o já citado de meninos carentes, até pelo formato: Você deve estar se perguntado 'como é que uma criança carente pode comprar uma gaita de boca cuja nas acessível custa R$ 50,00? Simples: Adriano também doa o instrumento: já foram 1.500 gaitas em um ano e cerca de 15.000 nos 31 anos de existência do projeto.

Modestamente, Adriano diz que ele não conseguiria esse feito se não fosse a participação de terceiros com doações de particulares que apadrinham o estudante. Porém nada seria feito não fosse a iniciativa dele abrilhantada por suas audições do instrumento sempre atrativas com pessoas que espontaneamente colaboram com doações. Gaita é sempre bem-vinda. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection