[[date:%A, %d %B %Y]]

O-pôr-do-sol continua lindo

EditorialEmpatia

O-pôr-do-sol continua lindo

Iniciativas semelhantes, como esta em São José dos Campos, deveriam ser tomadas em muitos outros municípios em âmbito nacional.

São José dos Campos desenvolve um projeto interessante: O município contrata músicos para atuar em bares, restaurantes e pontos da cidade, e paga os cachês pelo caixa da prefeitura. No caso de bares e restaurantes, a iniciativa 'cai do Céu' neste momento difícil: ganham o estabelecimento, os músicos e o público frequentador. Todos se ajudam. Os músicos receberão de R$ 250 a 600 reais por apresentação, dependendo do tipo de participação de cada um.

O importante, no caso, é a maneira de reagir à adversidade, ou seja, uma atitude adequada à exigência do momento. Parte do projeto contempla 640 apresentações em vários pontos de São José como parques, e praças públicas 'sempre ao pôr-do-sol'. Será um olhar poético a esse fenômeno natural diário de qualquer cidade. O diferencial foi transformá-lo em atração turística; em 'logomarca' urbana. Melhorar o astral, ajudar vários setores profissionais prejudicados pela pandemia e fortalecer laços de convivência entre todos.

Iniciativas semelhantes deveriam ser tomadas em muitos outros municípios em âmbito nacional. Além de encantar os habitantes, aliviaria a carga psicológica que a população vem carregando, castigada pelos efeitos danosos da Covid-19. No entanto, há 'interesses' em ressaltar 'negativos' tipo desemprego, alta do custo de vida, inflação, sem falar – infelizmente – de muitos pontos de corrupção. Sim, isso deve ser lembrado, mas serão muito melhor combatidos com o esforço positivo comum à maioria.

Nosso país é imensamente contemplado com 'energia potencial' para resolver emergências. Esta qualidade, porém, só produzirá o necessário efeito se for usada. E posta em prática com sabedoria por governantes e governados. Já se anunciam, por exemplo, aumento de ofertas de emprego acima das demissões. A população mais do que nunca está ligada no trabalho, atitudes e qualidades de seus governantes.

O pôr-do-sol continua a mostrar-se lindo por todos os rincões do solo pátrio. Precisamos decidir se o momento é de apenas contemplar ou de usá-lo como força inspiradora.

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 19 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection