[[date:%A, %d %B %Y]]

'Retrospectiva' do futuro

Editorial2024

'Retrospectiva' do futuro

Precisamos (já!) de mudanças, com a troca da infeliz polarização ideológica, pelo 'vamos caminhar juntos'. 

Em 7 de outubro passado, o Hamas invadiu o Sul de Israel pela Faixa de Gasa promovendo massacre de civis em um festival de música ao ar livre. Resultado: uma guerra que já causou 1.500 mortes, de civis – muitas crianças –, promoveu estupros com mutilações de mulheres, e o sequestro de 250 pessoas. Este dos mais lamentáveis acontecimentos de 2023, que parece estar agora trocando o cenário de horrores.

Também preocupante é o Brasil ter a responsabilidade de renovar a base do comando civil neste ano (2024), com as eleições municipais, contaminado pelo rescaldo da troca nada ortodoxa dos poderes federal e dos estados. Troca esta protagonizada pela posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro, em meio a uma confusão institucional 'nunca antes vivida neste país'.

Basta constatar no encerramento do primeiro ano 'Lula3' as exibições, vezes tímidas, outras escancaradas, de práticas ditas 'democráticas' nunca vistas. Eventos inúmeros, culminados por prisões em massa de manifestantes opositores em Brasília, no dia 8 de janeiro do ano passado.

Para uma pequena respirada de alívio, tivemos em 2023 a participação das brasileiras na 9ª Copa Feminina de Futebol, na Austrália e Nova Zelândia, 'faturada' pela Espanha.

Internamente, porém, o Brasil empaca em grandes desafios na busca de novos caminhos, luta contra intempéries marcadas pelos maiores níveis de calor já registrados, chuvas que nos castigam de ponta a ponta, matando gente, destruindo casas e detonando estruturas básicas de fornecimento de energia elétrica; pelo desemprego custo de vida, fome e falta de segurança.

Precisamos (já!) de mudanças de atitudes com a troca da infeliz polarização ideológica dominante, e do 'sabe com quem está falando?' pelo 'vamos caminhar juntos'. Fórmulas comprovadamente seguras, mas desastrosamente ignoradas.

Em abril próximo, circulará a edição impressa de número 10 mil deste seu Diário de Jacareí. Que ela confirme nossos tão esperados novos tempos – sonhadas 'retrospectivas' de futuro.

É a nossa opinião.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection