Terça, 28 Janeiro 2025

'Escrever é mais difícil'

Editorialliteratura

'Escrever é mais difícil'

Trabalho político-didático-biográfico do atual prefeito de Jacareí está inserido no contexto atual das eleições municipais.  

Nesta época de campanhas eleitorais não há como ficar fora da corrida maluca da caça ao voto, promovida pelos candidatos na busca de serem eleitos prefeito ou vereador de cada uma das 39 cidades aqui do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

O furdúncio provoca desentendimentos jamais imaginados entre cidadãos que até há pouco tínhamos como pessoas educadas, cordatas e merecedoras de nosso respeito, mesmo se discordássemos de seus posicionamentos políticos. Como exemplo, basta assistir a qualquer debate dos candidatos pela TV, ou exposições de suas ideias pela internet, promovidas por eles próprios, e verificar a que ponto chegam.

Os princípios básicos da convivência humana – 'Amar ao próximo como a si mesmo' – com os quais todos fomos um dia educados, parecem esquecidos. 'É que o Estado é laico', dizem os conciliadores, o que não deixa de ser boa desculpa.

Izaias Santana, prefeito de Jacareí, acaba de lançar o livro 'político-didático, 'O Candidato - Narrativa, mensagem e discurso', no qual revela sua bem-sucedida carreira eleitoral e ensina aos novatos 'o caminho das pedras', ou melhor, 'das letras', e como ser vitorioso numa eleição. A base didática da obra?! surpreenda-se: a carreira também vitoriosa do bíblico Moisés, narrada no livro de Êxodo (3,9).

Foi 'um achado do marqueteiro Felipe Soutello, orientador das campanhas de Izaias', revela o também marqueteiro do grupo, Bruno de Moraes Castro. Segundo este, em março de 2012 Izaias era conhecido por cerca de 10% da população e tinha 3% da intenção de voto; ao final do pleito, ele arrebatou 43% dos votos válidos, e quase desbancou a estrutura política do PT local, que partia para a quarta vitória consecutiva na prefeitura local.

Izaias também usa pequenos efeitos que conquistam o votante sem que este perceba: texto enxuto, poucas páginas, períodos curtos, letras grandes...

'Escrever o livro foi bem mais difícil'

É a nossa opinião.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 28 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection