[[date:%A, %d %B %Y]]

'Barraco' na terra de Antonio Afonso

EditorialEducação

'Barraco' na terra de Antonio Afonso

A assembleia transformou-se numa demonstração coletiva de falta de civilidade e de educação

 O jornalista João Baptista Denis Neto, 'Jobanito', que durante anos escreveu neste jornal a 'Crônica do Cotidiano', recebeu o 'Prêmio Bem-Te-Vi' de jornalismo, homenagem póstuma conferida na quarta-feira (12), pela Câmara, na abertura da sessão. Além do mérito profissional do homenageado, pesou na escolha sua grande figura humana. Conta-se que, certa vez, lembrado para trabalhar na defesa do consumidor, abriu mão da indicação "para não ter de indispor-se com algum conhecido seu que eventualmente tenha se desentendido com outro numa relação de consumo".

Oposto, infelizmente, do que se viu na Sala Ariano Suassuna, dois dias antes, numa audiência pública para escolha do novo brasão de Jacareí. O objetivo era aprovar um dos modelos redesenhados para corrigir erros grosseiros desse símbolo atualmente em vigência. Entretanto, a assembleia transformou-se numa demonstração coletiva de falta de civilidade e de educação. Contestações aos gritos, incitações a que se desprezasse a mudança e 'detonação' do protocolo do evento. Um participante, que se identificou como professor, sem estar inscrito para falar, subiu ao palco e tirou o microfone da mão de uma autoridade para sugerir que ninguém votasse 'em coisa nenhuma', e que continuasse vigente o brasão atual (mesmo com os erros básicos comprovados momentos antes).

Segundo o recado implícito nessa intromissão, os professores deveriam ensinar em classe o atual símbolo da cidade – mesmo errado – porque o novo sugerido não agrada a quem grita mais alto. Pior, que um dos membros da comissão de estudos do novo brasão, que convocou a audiência, momentos antes manifestara a mesma ideia pelo mesmo motivo: a modificação anteriormente apresentada por ele não fora aceita.

Reflexos deste país em que as ideias de um candidato à presidência da República quando desagradam aos violentos tenta-se resolver a questão a facada. Urge a volta ao bom senso; educação faz bem e a gente gosta.

É a nossa opinião.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection