A data é comemorada com muita ênfase pelo comércio, mas com o homenageado pouco lembrado e dúbio em seu papel de principal.
Em uma reunião de intelectuais na última quinta-feira (8), em Jacareí, o professor, escritor e ex-prefeito Benedicto Sérgio Lencioni destacou a importância do pai na família brasileira, 'parceiro insubstituível na educação e desenvolvimento dos filhos do nascimento à maioridade'. Obviamente também, descreveu a sua própria figura paterna, do qual ressaltou o alto grau de honestidade, segundo o qual 'ele jamais se desviou do caminho reto em quaisquer circunstâncias'.
Era esse o tema da reunião, a propósito do Dia dos Pais, comemorado neste domingo (11) com muita ênfase pelo comércio, mas com o homenageado pouco lembrado e dúbio em seu papel de principal orientador psicológico, e direcionador para a vida de todo ser humano desde que nasce, como destacou um psicólogo também presente no evento.
Uma das características da citada comemoração, foi a de a data oficialmente dar ênfase ao papel do pai sem anexar o da mãe, lembrou outra participante; o ideal seria batizar o dia como 'Dia da Família' com ênfase para o pai, já que tecnicamente, nos termos de lei específica, pai e mãe são referidos como 'pais', o que as menções à data ignoram.
Mas, voltemos ao dia-a-dia. No mesmo domingo terminam os Jogos Olímpicos de Paris, nos quais os atletas brasileiros – muitos deles pais – tiveram destaque jamais obtidos nas 23 versões anteriores do evento: Rebeca Andrade, da ginástica, foi a brasileira que conquistou mais medalhas olímpicas da história (seis, ao todo).
Além de Rebeca, destaca-se a conquista da judoca Beatriz de Souza, a Bia, que recebeu a primeira medalha de ouro do Brasil nas atuais Olimpíadas, feito que se encaixa no que falamos: Bia foi influenciada e inicialmente treinada pelo pai Poscedônio José de Souza, o seu Pelé, professor da modalidade, e ao receber a honraria correu abraçar para agradecer emocionada à mãe Solange Rodrigues de Souza: cena perfeita para um Dia dos Pais ideal.
É a nossa opinião.