Domingo, 28 Setembro 2025

Anistia geral e irrestrita é impossível, diz relator na Câmara

Anistia geral e irrestrita é impossível, diz relator na Câmara

Deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), informou que o texto que irá apresentar não vai ser uma anistia total, como quer o PL. 

ANISTIA
O relator do projeto de lei da anistia, o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP/foto), informou que o texto que irá apresentar não vai ser uma anistia total, como quer o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. A discussão na Câmara é em torno da aprovação de um projeto que conceda anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

ANDAMENTO...
Paulinho da Força disse que tem relação 'com esquerda' e 'com direita', que vai procurar governadores para influenciar as bancadas estaduais e que espera colocar o texto em votação já na próxima semana. Questionado por jornalistas se a matéria seria apenas de redução de pena, e não de anistia, o relator disse 'nós não estamos mais falando de anistia'.

TEOR DO TEXTO
A urgência foi aprovada na quarta-feira (17) com o apoio da maioria dos líderes da Câmara. Está em disputa dentro da Casa o teor do texto, se será uma anistia ampla e irrestrita, como defende a oposição liderada pelo PL, ou um relatório mais restrito, com apenas reduções de penas. Outra dúvida é se o texto deve alcançar todos os envolvidos, incluindo os organizadores e financiadores da tentativa de golpe de Estado, ou apenas os manifestantes do 8 de janeiro.

NOVO COMANDO
Cerca de 100 filiados participaram da eleição do novo diretório do MDB, em Jacareí. O evento foi realizado na manhã do último sábado (13), no auditório da Câmara, e contou com as presenças do prefeito Celso Florêncio (PL), do ex-deputado federal Eduardo Cury (PL) e do ex-prefeito de Jacareí, Izaias Santana, recém filiado ao MDB e pré-candidato a deputado estadual pela legenda.

ADIR JR
O advogado Adir da Silva Rossi Júnior foi eleito presidente do partido. Os filiados também escolheram os nomes que irão coordenador algumas 'pastas' setoriais como o jornalista Idelter Xavier (MDB Jovem), a ex-vereadora Patrícia Juliani (MDB Mulher) e Girlaine Dias (MDB Afro). Boa parte dos filiados ao MDB estavam no PSDB, partido do qual o próprio Izaias se desligou após oito anos de mandato como prefeito de Jacareí (2017 a 2024).

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection