[[date:%A, %d %B %Y]]

Novas preocupações?

Novas preocupações?

A ideia é substituir 7 anões por 'criaturas mágicas' e não reforçar estereótipos do nanismo.  

Li estes tempos, espantado: "Disney anuncia nova versão da 'Branca de Neve' bem diferente do original, conhecida do público. A ideia é substituir 7 anões por 'criaturas mágicas' e não reforçar estereótipos do nanismo, pois pode parecer ofensivo a eles. A Disney recriará personagens que representam anões consultando membros da comunidade do nanismo."

Isso se deu porque o ator Peter Dinklage, anão, criticou a empresa por querer filmar, nas palavras dele, 'história atrasada, retrógrada, sobre anões que vivem juntos numa caverna, isso não faz sentido'! Escrita pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm no começo do século 19, de tradição oral alemã, 'Branca de Neve' teve o seu lançamento nos cinemas, em desenho animado, há 85 anos – é clássico até hoje e arrebata novos públicos infantis, inclusive.

Prestes a estrear com atores de verdade, Dinklage veio com essa 'nova preocupação': 'Ofenderá anões'. A Disney, ao invés de mandá-lo passear, acatou. Declarou o que está no começo deste artigo. A Patrulha do Politicamente Correto (PPC) agiu novamente com sucesso.

Em primeiro lugar, tenho cá dúvidas se seria de bom tom rodar 'Branca de Neve' com gente de carne e osso. O desenho já está no panteão das obras inesquecíveis da Sétima Arte. O seu lugarzinho, garantidíssimo. Resultará numa tremenda porcaria, pode esperar.

Em segundo lugar, recomendo que você assista, no youtube, à produção do Brasil Paralelo sobre o cinema e tire as conclusões sobre para onde a onda da PPC está indo e nos levando junto. Basta ver o que fizeram com o Oscar a partir da década de 2000, por exemplo.

Em terceiro e último lugar, o século 21 tende a ser marcado pelo vitimismo de classes que se intitulam 'minorias'. Não pode mais filme/peça/novela/livro sobre gordos, gays, anões, gigantes, negros, pobres, ricos, burros, inteligentes, orientais, latinos e blábláblá.

Outro dia, Chico Buarque, capacho dessa PPC, revelou que nunca mais cantará 'Com Açúcar e com Afeto'. Segundo ele, a música é 'machista'. No fundo do poço há um alçapão? Claro que sim. Na recente animação 'Buzz LightYear' (que eu fiz questão de não ver), produto para crianças, há um beijo entre duas mulheres. Eles estão avançando.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection