Sábado, 21 Dezembro 2024

'Tosse não é doença, mas indica que algo não está bem', diz pneumologista

GeralSinais de alerta!

'Tosse não é doença, mas indica que algo não está bem', diz pneumologista

Médico pneumologista alerta que muita gente trata a tosse em casa como se ela, por si, fosse uma doença, mas que não é. 

Dr. José Luiz lunes Filho conta que nesta temporada de seca, a queixa mais recorrente no consultório tem sido tosse persistente. Foto- Flávio Lavanini/Divulgação

"A tosse tem sido uma das razões mais comuns que levam até uma consulta médica". A afirmação é do médico pneumologista, dr. José Luiz lunes Filho, que faz parte do time clínico do Instituto Respire.

O médico alerta que muita gente trata a tosse em casa como se ela, por si, fosse uma doença, mas que não é.

"A tosse é um sintoma de que algo está errado com o corpo, ela aparece tanto nos casos das mais simples alergias, que estão sendo manifestadas nessa época climática de tempo seco e quente, como pode, se persistente, indicar outras situações mais preocupantes como asma, bronquite DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), um caso de refluxo gastroesofágico ou até mesmo, em casos extremos, estar relacionada a uma insuficiência cardíaca", informa.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

"Uma crise de tosse que dure alguns dias, normalmente está relacionada a uma gripe ou alergia, mas quando ela não vai embora naturalmente é preciso realizar uma consulta médica para buscar a causa, que varia muito", completa.

De acordo com o especialista, nos casos em que a pessoa está há mais de 15 dias com a tosse e de acordo com a forma que essa tosse se apresenta, são realizados exames específicos para a investigação da causa. "Por isso, o ideal é buscar a orientação médica, seja no consultório, ou mesmo na Unidade Básica de Saúde mais próxima. O importante é cuidar, pois o tratamento pode ser bastante simples e eficiente na maioria dos casos", continua.

HIDRATAÇÃO
Para buscar manter a saúde nessa época em que, além do tempo seco, e das muitas queimadas que despejam poluentes tóxicos que permanecem por semanas no ar, juntando-se ao início da primavera traz ventos carregados de partículas no ar, como pólen de flores e gramíneas que podem funcionar como alergênicos, o médico recomenda muita hidratação. 

"Tomar água é essencial para manter o corpo hidratado para melhor se defender do tempo seco, também recomendo a hidratação das vias aéreas com o uso de soro fisiológico, puro, para lavar as narinas, ou em inalações, nos casos de pessoas mais alérgicas", ressalta o pneumologista.

SERVIÇO
Dr. José Luiz Iunes Filho faz parte da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Atualmente, atende na rede pública de saúde na cidade de Barretos, no interior de São Paulo, e está à frente do time de médicos especialistas do Instituto Respire, um centro médico que reúne, além de clínica de especialidade, um núcleo de exames e diagnósticos e um centro de pesquisa e prevenção médica. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 21 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection