‘Novembro Azul’ lembra homens de que eles também precisam se cuidar
A campanha estará disponível nas redes sociais do IOV e contará com posts de informativos sobre prevenção e dicas de bem-estar.
Apesar de o câncer de próstata ser o segundo mais frequente entre homens no Brasil, perdendo apenas para os tumores de pele, por medo ou desconhecimento muitos deles ainda preferem não conversar sobre o assunto. Pensando nisso, o Instituto de Oncologia do Vale está promovendo como parte da programação do 'Novembro Azul' a campanha 'Homem também se cuida'.
"Ainda há muito preconceito, mas a prevenção ao câncer de próstata é muito importante, pois no estágio inicial ele pode não apresentar nenhum sintoma. É indispensável realizar exames de sangue e toque, principalmente em homens que já passaram dos 45 anos", explica o médico oncologista do IOV, Dr. Henrique Fernandes Zanoni.
Segundo o médico, os sintomas mais comuns do câncer de próstata são dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
"Estes sintomas também podem ocorrer devido a doenças benignas como hiperplasia benigna da próstata, que é o aumento benigno da glândula, e a prostatite que é uma inflamação, por isso é muito importante sempre consultar um médico e realizar os exames para avaliar a causa dos sintomas", afirma.
O médico ainda ressalta que o diagnóstico precoce é muito importante, pois ele garante um melhor prognóstico.
A campanha estará disponível nas redes sociais do IOV e contará com posts de informativos sobre prevenção e dicas de bem-estar.
Comentários: