[[date:%A, %d %B %Y]]

Raspar a língua diariamente combate o mau hálito e previne outras doenças

Geralsaúde

Raspar a língua diariamente combate o mau hálito e previne outras doenças

Especialista da Anhanguera faz recomendações para o uso de raspadores durante a higiene bucal. 

Hábito de raspar a língua todos os dias traz benefícios para a saúde. Foto- Ilustração/Freepik

Uma das tendências em alta nas redes sociais é a dica do uso de raspadores de língua para a higiene bucal durante as manhãs, em jejum e antes de escovar os dentes. Nos vídeos que viralizam pela internet, especialistas recomendam acessórios de cobre ou colheres de cozinha para realizar a limpeza. Dentistas afirmam que o hábito é capaz de melhorar o paladar, reduzir o mau hálito, além de trazer benefícios para a saúde da boca e do corpo, de forma geral.

Como explica o coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, professor Marcelo Palinkas, o dorso lingual tem uma área grande e com muitas estruturas pequenas, onde ficam detritos, bactérias, fungos e toxinas expelidas pelo sistema digestivo durante a noite. 

"Esses resíduos voltam para o organismo por meio da alimentação e da água, por isso, é importante fazer a raspagem da língua todos os dias", afirma.

A língua faz parte do aparelho digestório e ato de remover o excesso de saburra (camada esbranquiçada) tem reflexos diretos no funcionamento do intestino e atua na prevenção de doenças como a gastrite e a pneumonia, uma vez que as toxinas e microrganismos causadores desses problemas são eliminados nesse processo. O hábito diário também contribui para a distinção de diferentes sabores e combate o desenvolvimento cáries, gengivite e outros fatores que afetam a boca.

ORIENTAÇÃO
A orientação para realizar o ato é a de utilizar um utensílio de cobre, material naturalmente antibacteriano, ou até uma colher de cozinha feita em aço inox, com formato conveniente para a higienização. A escova de dentes sozinha consegue soltar a saburra lingual, porém, não faz a remoção completa dos resíduos como um raspador próprio para essa função.

O movimento de varredura pode ser repetido de 3 a 4 vezes, sem aplicar força para não machucar o músculo. Bebês, crianças e adultos devem adotar o hábito de forma contínua, para evitar o acúmulo de sujeira e verificar resultados na aparência da língua e no combate ao mau hálito. Em casos de dores, refluxo ou alta sensibilidade a enjoos, o recomendado é procurar a avaliação de um profissional dentista qualificado. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection