[[date:%A, %d %B %Y]]

Levantamento atesta os benefícios de morar em uma cidade do litoral

GeralSaúde

Levantamento atesta os benefícios de morar em uma cidade do litoral

Qualidade de vida, diminuição do estresse e aumento de serotonina são alguns dos principais privilégios em viver próximo à praia.

As ondas do oceano equilibram nosso nível de serotonina, substância química responsável por equilibrar nosso humor e sensação de prazer. Foto- DJ/Imagem

Uma pesquisa realizada pela Lello Condomínios, sediada na capital paulista, mostra que houve um aumento no número de moradores que foram passar o isolamento no litoral ou no interior de São Paulo.

Segundo o estudo, 49% dos profissionais que trabalham em condomínios notaram um crescimento no número de moradores que deixaram a capital. Para 52%, também cresceu a quantidade de pessoas que foram para suas segundas casas no litoral. Mas o que está acarretando esse fenômeno? Trabalhar de home office no litoral ajuda na saúde mental?

BENEFÍCIOS
Segundo a psicóloga clínica e hospitalar do Hospital Casa de Saúde Guarujá, Marli Cunha, os benefícios de se morar em uma cidade litorânea são muitos. Estudos como de Lora Fleming, da Universidade de Exeter, na Inglaterra, comprovam que a praia ajuda no auxílio de nossa saúde como um todo. Isso ocorre porque o córtex pré-frontal é ativado em contato ao som do oceano, pois essa área do cérebro está associada às emoções e autorreflexão.

"As ondas do oceano e os íons negativos que elas produzem aceleram a nossa capacidade de absorver oxigênio e ainda equilibram nosso nível de serotonina, substância química responsável por equilibrar nosso humor e sensação de prazer. Além disso, temos o estímulo auditivo, visual e sensitivo quando pisamos na areia e observamos o mar, a fauna e flora o que nos conecta ao meio ambiente" explica a especialista.

Para Marli Cunha, o estresse da cidade grande prejudica a saúde mental devido ao cotidiano e ao meio em que se vive, mesmo levando em consideração de que há uma quantidade maior de parques e áreas verdes e mais lazer em relação às cidades do litoral.

Já a prática de exercícios na praia, como o caminhar, no qual o contato com a areia diminui o impacto ao andar, auxilia nas articulações, e favorece a troca energética. "A prática de esportes estimula a produção de endorfina, o hormônio do prazer, o que traz vários benefícios ao corpo, como a sensação de relaxamento do organismo e o alívio de dores. Temos outras opções também como os passeios de bicicleta na orla ou até mesmo nas encostas, além das trilhas e praias pouco visitadas", complementa. 

"As ondas do oceano e os íons
negativos que elas produzem
aceleram a nossa capacidade de
absorver oxigênio e ainda equilibram
}nosso nível de serotonina"

Marli Cunha, psicóloga clínica e hospitalar

INSPIRAÇÃO
Tirar um tempo para ir a uma cidade litorânea e observar o mar pode ser um restaurador da paz e equilíbrio mental, pois os ruídos das grandes cidades (carros, moto, aviões entre outros) podem acionar hormônios como cortisol, chamado também de hormônio do estresse.

"O mar nos estabiliza segundo a neurociência. Já nas cidades litorâneas, há a melhor qualidade do ar e, consequentemente, uma melhoria na respiração, na recuperação de doenças respiratórias, na melhor absorção de vitamina D. Vale ressaltar também que a água do mar com altos níveis de minerais agem de forma terapêutica, desintoxicam, reduzem os níveis de cortisol e aumentam os níveis de serotonina. E o melhor de tudo, é que ocorre de forma natural", finaliza a especialista.

SERVIÇO
Benefícios de morar em uma cidade do litoral

• Menos estresse e mais qualidade de vida;

• Ambiente propício para atenuar problemas respiratórios e aumentar as defesas imunológicas;

• Maior possibilidade de exposição ao sol;

• O som do mar é terapêutico;

• Mais probabilidade para a prática de atividade física e lazer.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection