[[date:%A, %d %B %Y]]

Estado diz que continuará vacinando adolescentes na faixa de 12 a 17 anos

GeralÀ revelia do MS

Estado diz que continuará vacinando adolescentes na faixa de 12 a 17 anos

A medida vai contra uma recomendação do Ministério da Saúde, anunciada na manhã desta quinta-feira (16)  

A imunização de adolescentes de 12 a 17 anos começou em SP no dia 18 de agosto. Foto- Governo de SP

O Governo de SP divulgou, nesta quinta-feira (16), uma nota em que informa que continuará vacinando os adolescentes de 12 a 17 anos de idade por recomendação do Comitê Científico do Estado. A medida vai contra uma recomendação do Ministério da Saúde, anunciada horas antes.

A imunização de adolescentes de 12 a 17 anos começou em SP no dia 18 de agosto e já foram imunizadas cerca de 2,4 milhões de pessoas, ou seja, 72% deste público.

"SP lamenta a decisão do Ministério da Saúde, que vai na contramão da orientação do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e de autoridades sanitárias de outros países. A vacinação nessa faixa etária já é realizada nos EUA, Chile, Canadá, Israel, França, Itália, dentre outras nações", afirma em nota. Ainda de acordo com o governo paulista, 'a medida cria insegurança e causa apreensão' em milhões de adolescentes e famílias que esperam ver os seus filhos imunizados, além de professores que convivem com eles.

"Coibir a vacinação integral dos jovens de 12 a 17 anos é menosprezar o impacto da pandemia na vida deste público. Três a cada dez adolescentes que morreram com Covid-19 não tinham comorbidades em São Paulo", reforça. Segundo o governo paulista, este grupo responde ainda por 6,5% dos casos e, assim como os adultos, está em fase de retomada do cotidiano, com retorno às aulas e atividades socioculturais.

"Infelizmente, e mais uma vez, as diretrizes do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde chegaram com atraso e descompassadas com a realidade dos estados, que em sua maioria já estão com a vacinação em curso", finaliza. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection